TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PODER CONSTITUINTE E DIREITOS POLITICOS.

Por:   •  5/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.899 Palavras (12 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 12

PODER CONSTITUINTE E DIREITOS POLITICOS.

           

                     2014.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...................................................................................................4

ETAPA 3 – PODER CONSTITUINTE...................................................................5

2 ITEM 3.1- DE QUE MANEIRA A TITULARIDADE DO PODER CONSTITUINTE É EXERCIDA PELO POVO..................................................... ...5

3 ITEM 3.2- ESPECIE DE PODER CONTITUINTE QUE MODIFICA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL................................................................................ ...5

4 ITEM 3.3- TODAS AS NORMAS CONTITUCIONAIS PODEM SER EMENDADAS OU MODIFICADAS?................................................................. ....6

5 ITEM 3.4- QUAL A HIERARQUIA DE EMENDA CONSTITUCIONAL FRENTE Á NORMA CONSTITUCIONAL ORIGINARIA?................................ ...7

ETAPA 4 – DIREITOS POLITICOS.........................................................................8

      6 ITEM 4.1 PLEBISCITO E REFERENDO...........................................................8

      7 ITEM – 4.2 – SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE A CAPACIDADE                    ELEITORAL ATIVA  E CAPACIDADE ELEITORAL PASSIVA.......... .................... 9

      8 ITEM 4.3 – DIREITOS POLITICOS NEGATIVOS........................................... 10

      9 ITEM 4.4 - INEGIBILIDADE ABSOLUTA E RELATIVA...............................11

      10 - CONCLUSÃO..................................................................................................12

11 – BIBLIOGRAFIA.............................................................................................13

12 – ACORDÃO......................................................................................................14

  1. INTRODUÇÃO

No decorrer deste trabalho, abordaremos de forma simples e ampla os temas arrolados na ATPS de Direito Constitucional, os quais se referem aos conceitos de Poder Constituinte, Titularidade, características e espécies. Como também abordaremos os conceitos sobre Direitos Políticos suas espécies, características e semelhanças.

Esses temas citados acima serão relacionados e estudados juntamente com o PLT da disciplina, ao qual nos dará o amparo necessário para um maior conhecimento.

Este trabalho tem por objetivo aprimorar e fixar os conceitos adquiridos em sala de aula como também ampliar o conhecimento em relação aos temas abordados.

.

ETAPA 3 – PODER CONSTITUINTE.

Segundo Alexandre de Moraes ( 2012 p. 24) o Poder Constituinte é a manifestação soberana da  suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado.                                                                                                                                                                  Diz ele que a doutrina aponta a idéia de Poder Constituinte com o surgimento de Constituições escritas, com o objetivo de limitar o poder estatal e preservar os direitos e garantias individuais.

2- ITEM 3.1 – DE QUE MANEIRA A TITULARIDADE DO PODER CONSTITUINTE É EXERCIDO PELO POVO?

Modernamente o conceito predominante diz que a titularidade do Poder Constituinte pertence ao povo. Segundo a observação de Manoel Gonçalves Ferreira Filho                   ( 1985, p. 15).O povo pode ser reconhecido como titular do Poder Constituinte mas não é quem o exerce. A vontade Constituinte é a vontade do povo, manifestada por uma elite, assim diferencia-se a titularidade e o exercício do Poder Constituinte sendo o titular o povo e o exercente aquele que em nome do povo cria o Estado, editando a nova Constituição. Segundo Michel Temer (2008, p.33) esse exercício pode dar-se por vias diversas: a) pela eleição de representantes populares que integram “uma Assembléia Constituinte”; ou b) pela revolução.

3- ITEM 3.2 – QUAL A ESPECIE DE PODER CONSTITUINTE QUE PODE MODIFICAR A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 ATRAVES DE EMENDAS CONSTITUCIONAIS?

Há duas espécies de Poder Constituinte, Alexandre de Moraes ( 2012, p.25, 27) explica o conceito do Poder Constituinte originário ou de 1° grau e o Poder Constituinte derivado, constituído ou de 2° grau. O primeiro estabelece a Constituição de um novo Estado, criando os poder que irão organizar reger os interesses de uma comunidade.

São duas as formas básicas de expressão do Poder Constituinte originário: outorga e Assembléia Constituinte/convenção. Na outorga a Constituição é estabelecida por declaração unilateral do agente revolucionário, que autolimita seu poder (ex: Constituição de 1824, 1937, e ato institucional n°-1, de 9-4-1964). Na Assembléia Nacional Constituinte também denominada Convenção, nasce da deliberação da representação popular, o agente revolucionário estabelece o texto organizatório e limitativo de poder, ex: Constituição de 1891, 1934, 1946, 1967, e 1988.( MORAES, 2012,p. 26)

Rodrigo Cezar Rebello Pinho (2006, p.163)  afirma que a maior evidencia de que a atual Constituição é fruto de poder constituinte originário, foi a realização do plebiscito em que o povo brasileiro pode escolher a forma de governo a ser adotada pelo Estado brasileiro; Republica ou Monarquia.

Alexandre de Moraes (2012, p.26) explica as características do Poder Constituinte originário dizendo que ele é inicial, pois sua obra, a Constituição é a base da ordem Jurídica, ele é ilimitado e autônomo, pois não esta limitado pelo direito anterior, não precisando respeitar os limites postos pelo direito positivo antecessor, e ele também é incondicionado pois não esta sujeito a qualquer forma prefixada para manifestar sua vontade, não precisando seguir qualquer procedimento, determinado para realizar sua obra de constitucionalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (145.8 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com