TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE TCC

Por:   •  19/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.527 Palavras (7 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 7

 UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DE RONDÔNIA- UNIRON

CURSO DE DIREITO

EXECUÇÃO PENAL E O MITO DA RESSOCIALIZAÇÃO

ISABELLY LORRANY DA SILVA SANTOS

PORTO VELHO - RO

JUNHO /2019

     

  SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.........................................................................3

2- OBJETIVOS.............................................................................5

3- JUSTIFICATIVA.......................................................................7

4- REVISÃO TEÓRICA................................................................8

5- METODOLOGIA......................................................................9

6- CRONOGRAMA.......................................................................10

7- BIBLIOGRAFIA.........................................................................11

8- ANEXOS..................................................................................12


3

 1-INTRODUÇÃO              

No presente artigo propõem-se uma análise crítica sobre a ressocialização, abordando acerca da relação do homem e a sociedade, a criação de regras e a imposição de castigos.

A ressocialização deu-se início com a evolução da punição desde as primeiras sociedades, quando o povo percebeu a necessidade de reeducar quem cometia delitos e infrações. Fazendo que assim mudasse a realidade de punições da época.

Abordaremos vários aspectos como o histórico da ressocialização que será apresentado o conceito e os aspectos históricos da ressocialização, abordando que a ressocialização é um meio alternativo de pena. Os aspectos históricos desde a idade antiga, idade média e idade moderna, evoluções das medidas tomadas como punição de cada época.

Importante ressaltar a evolução da prisão ou penitenciária e o Sistema Penitenciário do Brasil, como funciona a ressocialização para os presos que podem ter essa pena alternativa. A Lei nº 7.210/1984 denominada Lei de Execução Penal, qual objetivo e finalidade dessa Lei criada, nela é encontrada os principais objetivos para desenvolver os apenados para convívio social.

Em aspectos psicológicos será levantado a importância e relevância da psicologia dentro dos sistema carcerário, bem como informar o porquê da  

4

preocupação quanto a saudade mental dos apenados, durante e após o cumprimento da pena penitenciária.

A responsabilidade civil é a obrigação de arcar com os prejuízos causados a terceiros, sendo ele de forma material, moral, física e etc. Em direito, a teoria da responsabilidade civil procura determinar em quais condições se enquadra uma pessoa para ser considerada responsável pelo dano para poder repará-lo.

Os direitos humanos são conceituados pela Organização das Nações Unidas como a “garantia jurídicas universais que protegem o indivíduo e grupos contra ações ou omissões governamentais que atendem contra a dignidade da pessoa humana”. Sendo assim o Direito Humano foi criado para a proteção de minorias.

A Lei de Execução Penal trouxe como objetivo principal as assistências, com a finalidade de ressocializar o egresso ao convívio social, e o dever de prestar estas assistências ao preso e ao condenado é dado ao Estado, sendo esta assistência também estendida aquele que já foi liberado do sistema prisional.

Quanto as dificuldade da ressocialização, as dificuldade encontradas no sistema prisional que dificulta o projeto de ressocialização.


5

2- OBJETIVOS                  

        A ressocialização tem como objetivo humanizar a passagem do recluso, para que ele não precise ser castigado ou punido pelo crime que cometeu, tendo ele como principal objetivo para que o mesmo não pratique tal crime novamente. Dessa forma, a pena privativa de liberdade deixaria de ser um instrumento de vingança social e se tornaria uma forma de o detento retornar ao convívio social.  A intenção de reintegrar uma pessoa ao convívio social não depende só das Políticas Humanas mas também da vontade do apenado de retornar a ter uma vida digna na sociedade, então as medida politicas humanísticas foram criadas com essa ideia.

Assim como todo artigo, este mecanismo apresenta dificuldades para ser executado com objetividade. A realidade brasileira quanto a ressocialização encontra-se em precariedade em relação ao entendimento do disposto na Lei de Execução Penal.

Ressalta-se a importância dos pontos principais sobre a suficiência das políticas humanísticas para a ressocialização, se tem aplicabilidade concreta que incentive o apenado ao retorno para a sociedade e para o mercado de trabalho, bem como sobressaltar a aplicabilidade correta destes mecanismos.

Aplicando-se algumas sugestões, como a forma de melhorias para o sistema prisional e para a sociedade, utilizando-se meios de ressocialização como objetivo principal, idealizando assim a não reincidência dos apenados para a criminalidade.

6

É possível afirmar que o mercado de trabalho seria um mecanismo importante para a ressocialização? A sociedade faz menção em ajudar a ressocialização? Os mecanismos criados e vigentes em lei são suficientes? O Estado aplica com efetividade todos os mecanismos?


7

3- JUSTIFICATIVA                

        A ressocialização não é uma realidade no Brasil, ela existe na forma teórica mas na pratica é totalmente diferente. A pratica da ressocialização traz para nosso sistema vários benefícios: assim como incentivo ao egresso nos estudos, a qualificação profissional, e as inúmeras chances de reinseri-lo na sociedade, e até a própria remição pelo trabalho.

A ressocialização ela é uma forma de prevenção que o egresso volte a pratica de crime, sendo assim uma forma dele retornar a sociedade como uma pessoa normal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com