TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é criminologia?

Por:   •  26/4/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.905 Palavras (8 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

  1. O que é criminologia?

R.: A criminologia é um grupo de temas estreitamente ligados, os estudos e explicação da infração legal; os meios formais e informais de que a sociedade se utiliza para lidar com o crime e com atos desviantes a natureza das posturas com as vítimas desses crimes serão atendidas pela sociedade.

  1. O autor encontrou dificuldade em conceitua-la? Quais?

R.: Sim, acredito que a maior dificuldade do autor foi diferenciar os conceitos de criminologia do conceito de direito penal.

  1. Há diferença entre criminologia e direito penal? Em caso afirmativo, cite a diferença?

R.: Sim, a criminologia é empírica e causal-explicativa, já o direito penal versa sobre normas que interpretam em suas conexões internas, sistematicamente.

  1. Quais os métodos diferentes que trabalha a criminologia daquela normalmente usada na esfera jurídica penal?

R.: Pela breve leitura do texto, tal indagação traz no plural, para aquilo que o texto trata no singular. Definindo um método para a criminologia, método este que é empírico, pois se trata de análise e observação da realidade. Inserindo-se em um método biológico e sociológico, e como o esclarece o texto isso faz com que a criminologia não seja uma ciência absoluta. E isso torna a criminologia diferente do direito Penal, pois o mesmo se utiliza de um método lógico, dedutivo e abstrato.

  1. Porque psicologia faz parte da criminologia? Em qual parte ela se faz presente?

R.: Em primeiro lugar é abarcado pelo autor que, a criminologia é transdisciplinar, e que transita entre outras ciências sendo uma delas a psicologia. Não que a psicologia faça parte da criminologia, más quando o seu objeto de estudo volta-se para a temática violência engloba-se a criminologia para tal estudo. Assim destaca o autor que a criminologia é, ou melhor, não é um monopólico de uma ciência, ou seja, uma disciplina exclusiva.

  1. Qual é o objeto de estudo da criminologia?

R.: Pode-se dizer de maneira geral, que o estudo da criminologia é o crime. Más como o livro nos trás uma pontualidade neste estudo, ele destaca o estudo das razões que levam o homem a delinquir, o que também significa dizer o porquê realizaram tais atividades uma vez que o direito penal tipifica tal conduta.  Finalizando a forma genérica a Criminologia a Ciência Do Crime E Da Criminalidade.

  1. Segundo o autor ‘’ a criminologia comporta duas visões distintas: Ela se apresenta como saber, mas não deixa de se consubstanciar em uma práxis’’ Explique essa afirmação.

R.: O autor tem essa visão, pois a criminologia terá um objeto próprio que será analisado abrangendo diversas áreas de conhecimento passando a se comportar como saber. Porém, ela também critica a neutralidade ideológica do direito penal cessando a ideia de que a pena de prisão seja o melhor meio de controle social.

  1. Qual é o conceito de política criminal e sua diferença com a criminologia?

R.: A política criminal e o conjunto sistemático de princípios e regras através do estado promovem a luta de prevenção e repressão das infrações penais.

  1. Qual seria o conceito de práxis, pertinente a essência da compreensão e pertinente a criminologia?

R.: Em relação a ele, o de trabalho e de produção pode ser definido como uma atividade social conscientemente dirigida a um objeto. O homem por exercer trabalho físico, produção, participação ativa em diferentes formas de vida social, desenvolvem uma prática material. A criminologia e a ciência empírica que estuda o crime, a pessoa do criminoso, da vitima e o comportamento da sociedade política criminal a posição de vanguarda em relação ao direito vigente, vez que, enquanto ciência de fins e meios, sugere e orienta reformas a legislação positivada.

  1. A criminologia se relaciona com outras ciências?

R.: Sim, como as ciências antropológicas, Ciências médicas e psicológicas.

  1. Qual a importância da política criminal?

R.: O estudo das políticas criminais na implantação de políticas públicas mitigadoras dos contrastes sociais, com repercussão na esfera criminal. Tais como a ocorrência de delitos em ruas escuras, e após os estudos de constatação que ausência de iluminação pública favorece a prática do delito, ressaltando em uma política pública de melhoria na iluminação pública para redução das práticas de delitos.

  1. Porque criminologia não é uma ciência autônoma?

R.: Este é um ponto de contradição entre os autores visto que alguns consideram autonomia por possuir sua própria história institutos publicações científicas, e o seu próprio método outros a consideram não autônoma pela interdisciplinaridade com outras ciências ou disciplinas.

  1. Qual era a proposta do grupo GDUCC?

R.: O GDUCC (Grupo de diálogo universidade-Cárcere-Comunidade) trata-se de um grupo de intervenção multidisciplinar dentro de suas propostas, busca fomentar a interface e o diálogo entre os segmentos que compõem o próprio nome do projeto. A proposta do GDUCC é a de inserir os alunos nas discussões referentes á reintegração social, e o faz por meio da combinação entre solidificação teórica e imersão de campo. Com isso, espera-se que os participantes tenham uma experiência sensível da realidade carcerária, possibilitando a formação de estudantes críticos e conscientes da realidade que os rodeia.

  1. O que difere o direito penal da criminologia?

R.: O direito penal tem por objetivo o conjunto de normas impostas pelo estado e tem como objeto de estudo as normas penais, diferentemente do direito penal a criminologia pretende conhecer a realidade para explica-la, enquanto aquela ciência valora, ordena e orienta a realidade com o apoio de uma série de critérios axiológicos.

  1. Como bem destaca Vera Regina Pereira de Andrade a criminologia transita em outras áreas quais são elas ?

R.: A criminologia também transita por áreas como a sociologia, história, psicanálise, antropologia e filosofia, a criminologia habita todo o universo da ação humana.

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (128.1 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com