TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Carcerário

Por:   •  24/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário Maurício de Nassau – Graças

Alunos: Wanderson Gabriel Barbosa da Silva (01238436), Kaennedy Dantas (01277231), Djalma Souto Maior Paes Neto (01290243), Tiago Lopes de Almeida  (01249548) e  Diego Felipe Neves Florêncio  (01242925)

Turma: 5NA        Turno: Noturno        

Curso: Direito                             Disciplina: Crimes em Espécie II    

Professor: Maurilo Sobral      

Relatório sobre Sistema Carcerário

Recife, 22 de setembro de 2019

Wanderson

     É notório afirmar primeiramente que o Sistema Carcerário brasileiro é desumano, ineficaz, superlotado. A partir de tais palavras, é importante continuar o raciocínio ora estabelecido mediante a leitura do Artigo Alerta Aos Punitivistas De Boa - Fé: Não Se Reduz a Criminalidade Com Mais Prisão escrito por Tiago Joffily e Airton Gomes Braga e dos Documentários Sem Pena e O Prisioneiro da Grade de Ferro.

         Depois das tragédias ocorridas nos presídios de Manaus e Boa Vista, voltou á tona um debate que vem se arrastando por anos, a problemática do Sistema Carcerário Brasileiro, um sistema que apresenta falhas absurdas e que não atinge um número expressivo para alcançar seu objetivo: Ressocializar, reeducar, reinserir. Nenhuma destas expressões são ouvidas em noticiários como deveriam ser, mas mortes em presídios, rebeliões, fugas de penitenciárias são, e muito.

          Um dos títulos de filmes que cito aqui que retrata o que é um presídio: Hell, que traduzido para o português significa Inferno, filme esse estrelado por Jean Claude Van Damme e que retrata o que um homem ora acusado injustamente de assassinar sua própria esposa passa dentro de uma penitenciária Norte Americana. Os Estados Unidos aparecem como 1° no ranking de maior população carcerária do mundo, seguido por China e Brasil, conforme dados de um projeto Intitulado de Luta antiprisional no mundo contemporâneo: um estudo sobre experiências de redução da população carcerária em outras nações.

           Ao contrário do Brasil, EUA e China que aparecem á sua frente no ranking anteriormente citado pensam em métodos para o descarceramento. O Brasil, no entanto parece não ter a mesma capacidade de raciocínio, a cada dia se tem mais presos e no lugar de fechar presídios, se constroem mais. A ideia de se construir mais escolas e aumentar o nível da educação no país parece cada vez mais utópica tendo em vista que a criminalidade floresce em larga escala em nossa nação.

            Os documentários O Prisioneiro da Grade de Ferro e Sem Pena muito me recordam ideias de livros como: Vigiar e Punir de Michel Foucault e Memórias do Cárcere de Graciliano Ramos. Dentro de um presídio se tem uma vida totalmente diferente da qual a sociedade vive aqui fora, depois que se entra, não se volta o mesmo. O homem que está atrás daquelas grades certamente tem uma família como nós, é um filho, é um pai, é um irmão... Quando entra na cela sua única preocupação é sobreviver. E Depois que sai da prisão? Já encontra uma sociedade diferente, muitos passam mais de décadas e não conseguem se reinserir no novo grupo social que se formou. Anos passam, a cultura e os costumes mudam, alguns conseguem retomar suas vidas, aprendem formas de empreender e ganhar seu dinheiro como autônomos, mas outros voltam a reincidir, acabam tendo o delito que praticavam antes como a única coisa que sabem fazer na vida e voltam para a cela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (121.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com