TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O comportamento humano é complexo e muitas vezes difícil de ser entendido

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 6

NAIARA DA ROSA

SUMÁRIO

1. Introdução ....................................................................................................05

2. Desenvolvimento .........................................................................................06

3. Conclusão ....................................................................................................08

4. Referências ..................................................................................................09

INTRODUÇÃO

O comportamento humano é complexo e muitas vezes difícil de ser entendido. Quem nunca passou por uma situação em que se perguntou por que as pessoas agiram de determinada maneia?

Administrar uma empresa, nos dias de hoje, requer muito mais do que as funções básicas de planejar, organizar e controlar; requer uma compreensão do comportamento individual e dos grupos em situações de trabalho.

A compreensão do comportamento organizacional nunca foi tão importante para os gestores como nos dias de hoje. A cada dia o CO se defronta com novo cenários no mundo do trabalho.

O mundo está mudando com uma velocidade incrível e, com isso, o mundo dos negócios também muda, a força de trabalho muda as relações mudam.

A diversidade, o multiculturalismo, a polivalência e a globalização são temas que é presentes no dia a dia das organizações e precisam de especial atenção.

A humanidade é uma sociedade grupal e subdividida em grupos que se comunicam e se relaciona, internamente e externamente com outros grupos e indivíduos.

A organizações, assim como a sociedade, também são uma entidade grupal, em que os indivíduos inicialmente agem de acordo com seus preceitos, credos, valores, mais que em dado momento se agregam em grupos formais ou informais influenciando a cultura organizacional, as relações interpessoais e o surgimento das equipes.

Nesse sentido, a comunicação é essencial no processo de criação dos grupos e nas relações interpessoais nas organizações, pois é o pano de fundo para o compartilhamento de informações substanciais para o desenvolvimento pessoal, grupal e organizacional. Nos dias atuais, a rapidez e a quantidade de informação que tramita na organização pode ser de fato de conflito. Pois o ser humanos traz consigo uma gama de expectativas, emoções e sentimentos que refletem em suas ações e em seu comportamento intra e intergrupo.

A VIDA E O TRABALHO

Desde que o mundo é mundo, ele passa por processos de evolução. A evolução acontece com a natureza, com as pessoas e com os comportamentos.

Cuidar das pessoas é uma das preocupações das organizações modernas. O cuidado e a atenção ao capital intelectual da empresa faz parte das estratégia das empresas inteligente deste século.

A angustia na vida executiva, é um fator bastante preocupante, pois o funcionário precisa estar em harmonia não só em sua vida no trabalho, mais principalmente na sua vida pessoal, precisa encontrar se em paz com o mundo em que vive.

Para que todas as ações organizacionais sejam bem sucedidas, é necessário que se faça um cuidadoso planejamento, processo este que envolve questionamento sobre o que fazer, como, quando, para quem, por que, por quem e onde as ações devem ser feitas dentro da empresa.

A globalização desponta no estudo com umas as principais vilãs responsáveis pelo aumento acelerado da tensão no mundo corporativo. Com o aumento de competições disparado de todos os lado, as empresas correm contra o tempo atrás de aumento de suas produções para brigar em condições de igualdade contra as concorrências. As pessoas que antes fazia apenas o seu trabalho, passou a realizar de certa forma o trabalho equivalente de três pessoas. Quem antes chefiava um único departamento, hoje assume o controle de vários setores. Os que sobreviveram a essa corrida louca de disputas, tiveram que provar de suas competências de forma quase obsessiva. “A corrida maluca” pela competição do mundo globalizado, obteve como resultado um revira volta no mundo corporativo. Metas cada vez mais ambiciosas foram estabelecidas. A tecnologia também teve um papel decisivo na aceleração do ritmo de trabalho nos últimos anos.

É difícil de lidar com a tamanha infelicidade ao ritmo global de trabalho. Tudo se refere, às atividades que exigem dedicação 24 horas por dia dos profissionais mais graduados, responsabilidade por perdas e ganhos, prestação de contas a diversas pessoas, (acionistas e, muitas vezes, chefes em outros países) e a capacidade para enfrentar situações de grande tensão sem jamais denunciar nenhum sinal de fraqueza, se fazendo disposto a qualquer momento.

Se a rotina no trabalho, o desenvolver de suas tarefas tornaram-se uma fonte de angustia para os autos executivos, o que é na verdade que pode fazê-los mais felizes? Mais dinheiro, sucesso e poder certamente não é está a resposta! Afinal os profissionais, são vistos por seus pares como a estrela, a voz decisiva, que toma as devidas providencias muitas vezes por sua conta e risco. “Estudos mostram que as pessoa mais felizes são aquelas que amam intensamente o que fazem, seja no trabalho, seja em casa, cuidando dos filhos”. “Se foram bem remuneradas para fazer o que gostam, melhor ainda”. Há uma diferença sutil entre os conceitos de felicidade e o prazer no trabalho. “Os executivos são apaixonados pelos o trabalho que fazem, mais o ambiente intoxicado os impede de se encontrarem com a felicidade. É fácil de compreender. O indivíduo tem prazer em lançar uma novidade um novo produto no mercado, ou em construir fabricas e até mesmo ampliar o seu trabalho desbravando fronteiras. O problema se encontra nas intermináveis reuniões, na jornada excessiva, na falta de possibilidade de poder disfrutar outros ares na vida particular, pessoal, a falta de tranquilidade na vida do profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com