TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da Agente da Autoridade de Trânsito

Por:   •  2/12/2015  •  Seminário  •  5.153 Palavras (21 Páginas)  •  8.645 Visualizações

Página 1 de 21

                                                         

O AGENTE DA AUTORIDADE DE TRÂNSITO

  1.  QUEM É O AGENTE DA AUTORIDADE DE TRÂNSITO

De acordo com o CTB, Artigo 280, §4º, o agente da autoridade de trânsito competente para lavrar o auto da infração poderá ser servidor civil, estatutário ou celetista ou, ainda, policial militar designado pela autoridade de trânsito com jurisdição sobre a via no âmbito de sua competência.

O agente da autoridade de trânsito é o principal responsável pelo exercício das atividades de fiscalização e operação de trânsito, orientando, autuando e aplicando as medidas administrativas previstas no CTB.

[pic 1]

Sendo assim, é possível concluir que agente de trânsito é o profissional que age em função da lei, que busca a sua aplicação da forma mais adequada, produzindo um efeito positivo no trânsito.[pic 2]

O papel social do agente de trânsito é indispensável à circulação ordenada dos veículos, à locomoção dos pedestres e ciclistas, ao controle das áreas de estacionamento, parada e circulação, a bloqueios e desbloqueios de vias etc. Na realidade, o agente contribui sistematicamente para o bom funcionamento da cidade.

São os agentes de trânsito que propiciam o cumprimento da legislação por meio da fiscalização e da orientação aos condutores e pedestres. Com responsabilidade e compromisso, cada profissional busca, por meio de suas ações, proporcionar à sociedade um trânsito seguro, equilibrado e dinâmico, dimensionando a sua prática diária na busca de atualização e colaboração com outros profissionais.

Além das atribuições referentes à operação e à fiscalização do trânsito, o agente tem um papel muito importante: contribuir para a educação de todos que usufruem o espaço público. É imprescindível que o agente informe, oriente e sensibilize as pessoas acerca da aquisição de procedimentos preventivos e seguros no trânsito.

Assim, a atividade de agente de trânsito demanda que o profissional tenha uma série de habilidades e de competências para atuar de forma adequada frete a diversas situações que podem surgir no decorrer do desempenho de suas funções.

2. HABILIDADES FUNDAMENTAIS PARA UM AGENTE DA AUTORIDADE DE TRÂNSITO

        Em primeiro lugar, é imprescindível que o agente de trânsito esteja apto para relacionar-se com as pessoas. Isso porque o exercício de sua atividade exigirá constante atendimento e orientação aos usuários das vias públicas. Portanto, dificuldades no relacionamento interpessoal podem afetar seu desempenho.

        Outra habilidade importante está relacionada à comunicação. Comunicar-se, de forma clara e objetiva, é fator relevante para que o agente exerça seu papel educativo, orientando as pessoas.

        Preocupar-se com a qualidade do atendimento é de absoluta importância. Calma, tranquilidade, bom senso são habilidades que devem estar bem desenvolvidas, uma vez que as pessoas têm o direito de contar com a educação e o respeito do agente, mesmo em situações conflituosas.

Atividade

        Marque em ordem crescente, de 01 a 10, de acordo com a importância (01 para a competência considerada mais importante e 10 para a menos importante.

Competências/ Habilidades

Minha opinião

Opinião do grupo

Minha opinião

Opinião do grupo

Calma/ Controle emocional

Iniciativa

Organização

Espírito de equipe

Responsabilidade

Seriedade

Prudência/ cuidado

Autonomia/ independência

Assistência/ ajudar os outros

Educação/ gentileza

[pic 3]

        A partir desta pequena reflexão, é possível perceber a importância do autoconhecimento e a necessidade de sua busca incessante. Isto porque ao conhecermos nossas forças e fraquezas, nossos potenciais e nossas limitações, seremos capazes de estabelecer relações mais harmoniosas com as outras pessoas.

        Mas, por onde começar? O texto abaixo pode trazer algumas alternativas...

[pic 4]

Seguindo este caminho, é possível refletir sobre duas questões fundamentais: a autoridade e o poder.

3 PODER X AUTORIDADE

        Questões relativas ao poder e à autoridade estarão sempre presentes na prática de um agente da autoridade de trânsito. Por isso, é preciso saber “lidar” tanto com o poder quanto com a autoridade de forma consciente e equilibrada.[pic 5]

        Define-se poder como a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos. O poder se dá, então, quando o comportamento de uma pessoa e/ou de um grupo é determinado por uma outra pessoa. Assim, o poder apresenta um caráter relacional, sendo sempre uma relação entre duas ou mais pessoas. Não existe relação social onde não esteja presente, de qualquer forma, a ação do poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (805.3 Kb)   docx (56.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com