TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O principe

Por:   •  7/4/2015  •  Resenha  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

        O livro o Principe, escrito por  Niccolo di Bernardo machiavelli (Maquiavel) historiador,poeta e diplomata, tras  as ideias do autor sobre estado e governo,de como agem

seus governantes, de como deveria ser e como realmente é.

        Maquivel, tem como pensamento a respeito de governo e politica no geral,que o governante tem que  ser amado por seus governados,ser bem visto,pois assim sendo,tera destes o apoio que precisar.

Como sabia ele que isto não é possivel, tinha em mente que não sendo amado,teria que ser temido, porem sem ser odiado.

Para isso, segundo da a entender o  livro não importa os meios que utilizara para manter-se no poder,desde que realmente necessarios.

Não que o  governo va fazer algo ruim porque gosta,porque é arbitrario ou imoral, mas o fara porque naquele momento é necessario  faze-lo para manter-se no poder, manter o estado.

Passa ainda a ideia de que,  quando no poder, o que for fazer de bom deve ser feito aos poucos, já o que precisar fazer que ira causar uma imagem negativa, deve ser feito de uma só vez.

Segundo Maquiavel, o poder resulta da astucia ou da força, sendo assim esses dois requisitos são indispensaveis  a um governo, devendo este ainda fazer com que o povo esteja sempre precisando do governo,para poder este ajudar ou dar a entender

Maquiavel fala que um principe não deve ter outro objetivo que não seja a guerra,podendo ser entendida essa afirmaçao no sentido figurado,a guerra seria pelo governo,não hesitando esse a usar de todos os meios e artimanhas que lhe estiverem disponiveis  para manter-se no poder, desde alianças politicas até mesmo,dependendo a forma de governo, a guerra propriamente dita. Segundo o autor, o governante deve manter-se forte, sendo assim dificilmente sera atacado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com