TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPERAÇÕES DE BARTER NO AGRONEGÓCIO: VANTAGENS E DESVANTAGENS

Por:   •  18/9/2019  •  Artigo  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

OPERAÇÕES DE BARTER NO AGRONEGÓCIO: VANTAGENS E DESVANTAGENS

        As operações de barter podem ser classificadas como trocas, isto é, as partes que realizam a transação trocam mercadorias, serviços e/ou bens uma com a outra. Em se tratando de agronegócio, utiliza-se a operação de troca com o objetivo de possibilitar o financiamento da produção de produtores rurais que possuem dificuldades financeiras e/ou creditícias. O barter possibilitará com que o produtor com dificuldades tenha acesso aos insumos necessários para a sua produção, mesmo sem o respectivo crédito perante às instituições financeiras.

        Estima-se que essa ferramenta seja utilizada no Brasil desde o final do século XX, no ano de 1990. Conquanto o barter possibilite uma paridade entre o produtor e o fornecedor, não há uma regra específica regendo esta relação. A operação de troca é de extrema relevância ao agronegócio, visto que caso não fosse possível realizá-la, muitas transações não aconteceriam, pelo principal motivo já explicitado: falta de crédito por parte do produtor rural. Outro ponto a se destacar é a economia. Na troca, quando, por exemplo, o produtor acerta a produção de 100 sacas de soja, trocando a metade com o fornecedor dos insumos, caso o preço da soja diminua por eventual motivo implicado pelo mercado, em nada restará prejudicado.

        A troca pode ser bilateral, envolvendo somente o fornecedor e o produtor, como também pode se dar de maneira trilateral, em que haverá a presença do produtor, do fornecedor e de uma trading, por exemplo, tendo esta última interesse em originar o grão para consumo e/ou venda.

        Há vantagens para ambas as partes que realizam uma operação de barter. Pode-se dizer que o produtor, por exemplo, fecha a operação com uma negociação “travada”, ou seja, com a impossibilidade de variação de preço tanto das commodities como dos produtos. Tal recurso implica diretamente na questão orçamentária do produtor, que não necessitará se preocupar com eventual aumento de valor por questão imposta pelo mercado. Em se tratando do pagamento, este também é vantajoso ao produtor, que pagará justamente com o seu produto, como também ao fornecedor, que saberá precisamente a quantidade e a especificidade do que receberá.

        O armazenamento de parte de seus produtos por parte do produtor é outro ponto positivo quando se fala em barter, pois é eliminada a preocupação com o armazenamento dos grãos, eis que ele já possui obrigação de entregá-los ao fornecedor dos insumos. Para qualquer empresa, a segurança em uma transação é uma característica muito importante e fundamental. As operações de troca envolvendo o agronegócio garantem a ambas as partes proteção no tocante ao negócio entabulado, de modo que o produtor não necessitará se preocupar com os insumos e/ou máquinas para a sua produção, eis que entregues pelo fornecedor, e este último, como forma de recompensa, terá o produto que foi produzido pelo produtor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com