TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CASOS DE PROCESSO PENAL

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  2.289 Visualizações

Página 1 de 6

CASOS DE PROCESSO PENAL

Caso 1

A autoridade policial da 13º delegacia de polícia da comarca da capital.

  1. Caso Plinio não compareça ele respondera pelo crime de desobediência?

R: Sim de acordo com o art. 330 do CP, Plinio tem o dever de comparecer.

  1. E se houver processo penal tramitando?

R: o efeito deve seguir sem a presença do acusado.

Caso 2

Jorginho jovem de classe média, de 19 anos de idade, foi denunciado pela pratica de conduta descrita no art. 217-a do CP, por manter relações sexuais com sua namorada tininha de apenas 13 anos?

R:Jorginho tem sim direito de constituir advogado para sua ampla defesa, e ainda deve ter oportunidade de contradizer as acusações da parte autora. (Princípio da contraditório). O caso deixa claro que a condenação foi nula de pleno direito, uma vez que não houve a concessão de ampla defesa e do contraditório ao acusado, ferindo frontalmente a art. 5º da CF/88.

No que concerne a estruturação da defesa de acusados em juízo criminal é correto afirmar?

R:O acusado que é advogado pode apresentar defesa em seu “Nome Próprio” sem necessidade de constituição de outro profissional.

Caso 3

Um transeunte liga para um circunscricional local e diz ter ocorrido um crime de homicídio e o autor do crime e paraibinha conhecido no local?

R: A simplis delatio criminis não autoriza a instauração do IP, devendo a autoridade policial, primeiro fazer a confirmação das informações passadas, para instaura o procedimento.

Tendo em vista o enunciado n° 14 da súmula vinculante, quanto ao sigilo do IP ao advogado, é correto afirmar que a autoridade policial poderá negar ao advogado?

R:  ao acesso de elementos de provas que ainda não foram documentados no procedimento investigatório.

Caso 4

Em um determinado procedimento investigatório, cujo o investigado estava solto...

R: A doutrina majoritária entende que não cabe aqui a ampla defesa e o contraditório pelo fato de que o IP não é um processo e sim um procedimento administrativo

Com relação ao IP é correto afirmar?

R: A instauração do IP [e dispensável caso já se tenha provas o suficiente para a propositura da ação penal.

Mévio motorista de taxi?

R: Considerando que ocorrerá a prisão em flagrante, ante a não assinatura do termo de comparecimento ao JECRIM, deve o delegado de polícia lavrar auto de prisão em flagrante, fixando fiança.

Caso 5

João e José são indiciados em IP pela prática de peculato... hipótese de arquivamento implícito.

R: Sim, tratasse de arquivamento implícito subjetivo, pois o MP ofereceu denúncia em face de um e se calou em face de outro

Na cidade A o delegado de polícia instaurou IP para averiguar ocorrência do delito de estelionato praticado por Marcio. O promotor devera?

R: Requerer o arquivamento

Caso 6

João, diretor de uma empresa de marketing, agride sua mulher, Maria, modelo fotográfica, causando-lhe lesão de natureza leve. Instaurado inquérito policial, este é concluído após 30 dias... Diante de tais razões, pode o MP deixar de oferecer denúncia?

R: O MP não poderá atender o pedido, por forças do princípio da obrigatoriedade e da indisponibilidade, o MP é o órgão oficial eu pode denunciar ação penal, eles tendo elementos de materialidade do crime, eles devem propor a ação sem haja interferência quer seja política ou de utilidade social.

Caso 7

Paula, com 16 anos de idade é injuriada e difamada por Estevão. Diante do exposto, pergunta -se:

  1. De quem é a legitimidade ad causam e ad processum para a propositura da queixa?

R: A legitimidade ad Causam pertence a Paula, pois trata-se de pertinência subjetiva para dá início a ação penal.

A legitimidade ad Processum é dos pais ou representante legais de Paula, a mesma é absolutamente incapaz por ser menor de idade e não pode estar em juízo sozinha no transcorrer de todo processo.

  1. Caso Paula fosse casada, estaria dispensada a representação por parte do cônjuge ou do seu ascendente? Em caso positivo por quê? Em caso negativo quem seria seu representante legal?

R: Caso Paula fosse casada, ela pode postular em juízo, pois o CC diz que a incapacidade cessa ao menor de idade pelo casamento.

  1. Se na data da ocorrência do fato Paula possuísse 18 anos a legitimidade para a propositura da ação seria concorrente ou exclusiva?

R: Ela teria legitimidade exclusiva, pois a ofensa sofrida por Paula é de ação publica condicionada a vontade do ofendido.

Caso 8

Determinado prefeito municipal, durante o mandato, desvia verbas públicas repassadas ao Município através de convênio com o Ministério da Educação, sujeitas a prestação de contas, visando ao treinamento e qualificação de professores. Referida fraude somente é descoberta após a cessação do mandato, instaurando-se inquérito policial na DP local. Concluído o Inquérito, no qual restaram recolhidos elementos de prova suficientes para a denúncia, o Promotor de Justiça oferece denúncia contra o ex-prefeito. Diante do exposto, diga qual o juízo competente para julgar o Ex prefeito.

R: compete a justiça federal processar e julgar prefeito municipal por desvio de verbas, sujeito a prestação de contas perante órgão federal.

2-Compete à justiça federal processar e julgar?

R: crime contra a organização do trabalho.

Caso 9

Aristodemo, juiz de direito, em comunhão de desígnios com seu secretário, no dia 20/05/2008, no município de Campinas/SP, pratica o delito descrito no art. 312 do CP, tendo restado consumado o delito. Diante do caso concreto, indaga-se: a) Qual o Juízo com competência para julgar o fato?

R: O juiz de direito possui fórum privilegiado por prerrogativa de função, peculato art. 312 CP

Não é crime doloso contra a vida, portanto aplica-se o art. 78 incisos III CPP devendo o juiz e seu 

Secretário serem julgados no Tribunal de Justiça. CP

b) Caso fosse crime doloso contra a vida, como ficaria a competência para o julgamento?

 R: O juiz e seu secretário deverão ser julgados no Tribunal do Júri tendo em vista a aplicação da súmula 721 STF, porque o fórum privilegiado pela prerrogativa da função do juiz está estabelecido na Constituição Estadual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (146.7 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com