TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CRIMES AMBIENTAIS NO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU

Por:   •  7/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A extração da natureza é recorrente e necessária a evolução do ser humano e para a criação de novas tecnologias e manutenção das existentes, pesa que com o passar dos anos apenas se preocupou em novas formas de extração e pouco se preocupou com a renovação do meio ambiente.

Hoje em dia a caça da vida silvestre é considerada a maior forma de extração de recursos e também a mais ampla em termos geográficos, a superexploração de animais é a segunda maior ameaça às diversas espécies transeuntes no plano terreno, seguida da destruição do habitat das mesmas. Este tipo de exploração desloca e desestrutura as populações de animais presentes no espaço afetado, e cada espécie tem suas particularidades quanto a reprodução, sobrevivência e alimentação.

O presente trabalho tem por objetivo trazer a tona, informações fornecidas pelo ICMBio, e polícia militar, abordando os temas ocorridos no Parque Nacional do Iguaçu, localizado na região oeste do estado do Paraná.

DESENVOLVIMENTO

A atividade de caça no Brasil foi inicialmente autorizada e regulamentada em 1934. A partir da Lei de Proteção à Fauna ( Lei nº 5.197/67), a caça esportiva ficou proibida e, em 1988, tornou-se um crime inafiançável. Logo em 98, foi descriminalizada a caça para subsistência. E mais recentemente, as alterações legais no tempo e na ausência de mecanismos de controle e manejo para essa atividade geraram muita controvérsia. A caça em Unidade de conservação federais de proteção integral é crime.

O parque nacional do iguaçu foi o segundo parque nacional criado no Brasil, em 10 de janeiro de 1939, através de um decreto de lei, abrangendo uma área de aproximadamente 185.000 ha, sendo hoje a maior remanescente da mata atlântica do interior a ser protegido por lei federal no sul do Brasil. Possui uma fauna altamente diversificada, característica da mata atlântica, fauna e flora desse bioma abrangem mais de 51 espécies endêmicas de mamíferos, 160 espécies endêmicas de pássaros, além de comportar 53% da variedade mundial das árvores e 74 % das bromeliaceae encontradas no mundo todo.

Com fatos retirados de uma operação corrente entre os anos de 2008 a 2014, foram realizadas por 2 pequenas equipes do ICMBio, totalizando quase 700 mil reais em multas com apenas 71 ocorrências.

Tendo foco principal da operação a coibição da caça furtiva, e extração de palmito e pesca, eram onipresentes, sendo encontradas em todas as expedições, sendo os delinquentes geralmente grupos organizados. A malha de acampamentos e grupos organizados de caça era muito densa quando começaram os trabalhos de fiscalização e, muitas vezes, a eficácia das expedições limitava-se pelo número de agentes e recursos disponíveis.

sendo que com o pouco recurso e pequeno número de agentes, foram estimados mais de 199 acampamentos ao longo dos rios que atravessavam o parque, alguns até chegando a 100 metros quadrados.

Nº OCORRÊNCIAS

CAÇA

PALMITO

PESCA

ANO

2008

0

12

0

2009

6

2

1

2010

6

4

3

2011

8

3

3

2012

2

1

3

2013

7

3

3

2014

3

0

2

O perfil dos caçadores encontrados no PNI foi altamente variado, com pessoas oriundas de todas as classes sociais, de pequenos empresários, produtores rurais, técnicos, assentados, políticos e agentes públicos. A motivação dos infratores vem do hábito e do prazer de caçar e consumir a carne de caça, principalmente veado, porco do mato, paca e cutia, foram poucos os casos em que foi constatado a comercialização da carne.

Segundo os dados das expedições realizadas, foi constatado que entre 2008 e 2009 encontraram, 294 registros de seres humanos, ou seja uma evidência da presença de ser humano a cada 1.30 km investigado. Esses números mostram a prevalência do ser humano dentro do parque, classificando o mesmo como o animal mais comumente encontrado no parque nacional do iguaçu.

A questão da caça furtiva dentro do Pni é antiga e os desafios continuam sendo múltiplos, equipes reduzidas para a fiscalização, área a ser monitorada é muito grande, existem 14 municípios que fazem fronteira com o Pni, existindo apenas 2 bases de fiscalização avançadas,

Diante de uma realidade onde o ser humano interferiu em todos os ecossistemas deste planeta, surgiu a possibilidade de considerar a caça como uma atividade sustentável relacionada a conservação, é necessário analisar cuidadosamente essa afirmação, pois os impactos da caça variam muito dependendo das espécies,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com