TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL - 2ª FASE OAB

Por:   •  7/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 4

AO DOUTO JUÍZO DA 4ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE ... DO ESTADO X

DISTRIBUIÇÃO POR DEPENDÊNCIA

Execução Fiscal nº: ...

Embargante: Sociedade Empresária XYZ

Embargado: Estado X

Sociedade Empresária XYZ, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº ..., com sede à Rua..., neste ato representada por seu representante legal, Nome..., CPF..., com endereço na Rua..., por seu advogado que esta subscreve (procuração anexa), o qual recebe intimações no endereço ..., vem oferecer, com fundamento no artigo 16 da Lei 6.830/80 e no artigo 919, §1º do CPC, EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL COM EFEITO SUSPENSIVO, na execução fiscal movida contra si pela Fazenda Pública do Estado X, pessoa jurídica de Direito Público interno, a ser citada na pessoa do Excelentíssimo Senhor Procurador Geral do Estado, na Rua..., pelos fatos e fundamentos adiante expostos.

I – DOS FATOS

A sociedade empresária deixou de recolher “taxa de vendas interestaduais”, instituída pelo ente público estadual através de lei ordinária, a qual julga ser flagrantemente inconstitucional. Recebeu autuação do fisco estadual e, após ver frustradas suas pretensões na esfera administrativa, teve o débito de R$ ... inscrito em dívida ativa, com posterior ajuizamento da execução fiscal em epígrafe.

Após a devida citação e nomeação de bens, a Embargante formalizou a penhora em valor suficiente à garantia da execução. Por ser parte legítima e considerar a execução equivocada, oferece os presentes embargos.

II – DA TEMPESTIVIDADE

De início, cabe dizer que a Embargante foi intimada da penhora há dez dias atrás, em ... . O artigo 16, III da Lei 6.830/80 dispõe que o prazo para oferecimento de embargos à execução fiscal será de 30 dias, a contar da intimação da penhora. Dessa maneira, se mostra tempestivo o presente ato.

III – DO DIREITO

O Estado X instituiu, através da Lei Ordinária nº..., a taxa que tem, como base de cálculo, o preço de venda das mercadorias destinadas a outros Estados e, como contribuintes, os comerciantes que realizam as vendas, que devem recolher o tributo no momento da saída das mercadorias de seu estabelecimento.

A referida taxa tem base de cálculo idêntica a do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), estabelecido pelo artigo 155, II da Constituição Federal. O artigo 145, §2º da Carta Maior é categórico ao vedar a instituição de taxas com base de cálculo própria de impostos, demonstrando a inconstitucionalidade da lei estadual que criou a referida taxa.

Além disso, as taxas devem ser criadas em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição, conforme dispõe o artigo 145, II da CF.

A taxa aqui combatida não constitui contrapartida ao exercício desses poderes, se prestando tão somente ao aumento de arrecadação fiscal, uma vez que o Estado X sofreu perdas de arrecadação em decorrência da promulgação da Emenda Constitucional nº 87/2015.

No mais, a taxa compromete a livre circulação de mercadorias, onerando as operações de venda interestadual e estabelecer tratamento diferenciado em razão do destino do bem, gerando novamente flagrantes ofensas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com