TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS EM RELAÇÃO A CUMULATIVIDADE DOS ADICIONAIS DE PERICULOSIDADE E INSALUBRIDADE

Por:   •  9/6/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

 PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS EM RELAÇÃO A CUMULATIVIDADE  DOS ADICIONAIS DE PERICULOSIDADE E  INSALUBRIDADE

                KAUANA WESTARB GONÇALVES DE LIMA¹

                                PRISCILLA GARBELINI²

¹Graduanda do Curso de Bacharel em Direito do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE

²Docente do Curso de Bacharel em Direito do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE

RESUMO: O presente trabalho dispõe a cerca do pagamento simultâneo de dois adicionais os quais nos dias atuais não são permitidos. Visa argumentar a respeito da controvérsia na qual muitos trabalhadores buscam a cumulação em suas folhas de pagamento.

PALAVRAS-CHAVE: Direito do Trabalho; adicional de insalubridade; adicional de insalubridade; cumulação.

INTRODUÇÃO

        Em primeiro lugar é necessário a caracterização desses adicionais os quais visam  proteger o trabalhador. A periculusidade é regulada pela NR 16, onde assegura ao profissional que trabalha em condições de perigo o adicional de 30% o qual vai incidir sobre o salário, nela está inscrita as diversas atividades e operações que se encaixam para o recebimento desse acessório. Conforme a Consolidação das Leis de Trabalho

Art. 193. São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a: (Redação dada pela Lei nº 12.740, de 2012)

I- inflamáveis, explosivos ou energia elétrica; (Incluído pela Lei nº 12.740, de 2012)

II- roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial. (Incluído pela Lei nº 12.740, de 2012)

§ 1º- O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. (Incluído pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977)

§ 2º- O empregado poderá optar pelo adicional de insalubridade que porventura lhe seja devido. (Incluído pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977)

§ 3º Serão descontados ou compensados do adicional outros da mesma natureza eventualmente já concedidos ao vigilante por meio de acordo coletivo. (Incluído pela Lei nº 12.740, de 2012)

§ 4o São também consideradas perigosas as atividades de trabalhador em motocicleta. (Incluído pela Lei nº 12.997, de 2014)

        O Tribunal Superior do Trabalho em sua súmula 364 também dispõe a respeito do adicional de periculosidade

SÚMULA Nº 364- ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. EXPOSIÇÃO EVENTUAL, PERMANENTE E INTERMITENTE

I - Tem direito ao adicional de periculosidade o empregado exposto permanentemente ou que, de forma intermitente, sujeita-se a condições de risco. Indevido, apenas, quando o contato dá-se de forma eventual, assim considerado o fortuito, ou o que, sendo habitual, dá-se por tempo extremamente reduzido

        Os trabalhadores que estão expostos aos riscos de inflamáveis, explosivos, energia elétrica, substancias radioativas, entre outros, quando possuem vínculo empregatício possuem o direito de receber tal adicional. Entretanto, os que não possuem vínculo e realizam as mesmas atividades, não tem o direito de receber a periculosidade.

        Quem recebe o adicional de periculosidade tem direito a aposentadoria especial, a qual pode ser concedida mesmo com a reforma trabalhista, nesse sentido pode ser requisitada por meio de três regras: pelo direito adquirido, pela transição e pela nova regra. O direito adquirido é a regra antiga, na qual o trabalhador deverá comprovar que exerceu atividades profissionais que trouxessem risco a sua vida, de quinze a vinte e cinco anos, todavia, a regra é para quem completar esse tempo antes de 12 de novembro de 2019. A regra da transição é para quem já contribuía mas não teve o direito adquirido, o trabalhador irá somar a pontuação mínima mais o mínimo de contribuição comprovada (especial), os pontos somaram a idade, o tempo especial e comum. A nova regra, que foi instaurada após a reforma trabalhista que aconteceu em julho de 2017, o trabalhador irá somar o mínimo especial e a idade mínima.

Para receber o adicional de insalubridade o trabalhador habitualmente e permanentemente deve ser exposto a agentes nocivos a saúde, conforme exemplificado pelos artigos 189 e 190 da Consolidação das Leis Trabalhistas

Art. 189- Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos. (Redação dada pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (198 Kb)   docx (105.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com