TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conflitos e Sociedade

Por:   •  5/8/2019  •  Dissertação  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

Para as teorias funcionalistas, os desvios e crimes são resultados de tensões sociais e falta de regulação social.

Segundo Durkheim(1858-1917), o desvio tem uma função adaptável, ao introduzir ideias e gerar mudanças, há também uma manutenção na fronteira do que é bom ou mau, aumentando a solidariedade em grupo e esclarecimento das normas sociais.

Durkheim, se posicionava contra as teorias naturalistas e positivistas de CesareLombroso (1835-1909),famoso médico psiquiatra, que em seus estudos na época, formulou o positivismo biológico, classificou o criminoso em: Nato,louco,profissional,primário e passional, observando características físicas e psíquicas peculiares aos criminosos usando o mapa dafrenologia.E também a de, Enrico Ferri (1865-1929),professor universitário considerado o pai da moderna sociologia criminal que, influenciado por Lombroso, deu origem a teoria da criminalidade, onde afirma que o delito não é produto de uma patologia individual, mas o resultado de diversos fatores combinados: individuais, físicos e sociais.

Já o sociólogo americano Robert Merton(1910-2003),teórico do funcionalismo, inspirando-se nos estudos de Durkheim, modificou o conceito de anomia, referindo-se à pressão imposta ao comportamento dos indivíduos, uma vez que as normas aceitas, entram em conflito com a realidade social. Na teoria da anomia individual, segundo este autor, o desvio é um subproduto das desigualdades econômicas e da falta de oportunidades iguais. Isso causa certa frustação e sofrimento no indivíduo que, acaba por abandonar os meios legais estabelecidos pela sociedade, fazendo com que busque os meios ilegais, já que os legítimos não estão disponíveis.

Os autores funcionalistas veem o delito como um fenômeno normal, pois há crimes que ajudam a sociedade a se desenvolver, e a teoria da Anomia também carrega o mérito de desmistificar a conduta delituosa como anormalidade.

Podemos observar, através do texto complementar “Sociologia do desvio e interacionismo”,que o principal foco do interacionismo, é ainteração social, que são processos de extrema importância, pois os indivíduos constroem os grupos e coletividades sociais dos quais fazem parte, mas ao mesmo tempo, esses grupos interferem na conduta do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (30.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com