TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Direitos da Personalidade

Por:   •  26/8/2019  •  Artigo  •  2.895 Palavras (12 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 12

DIREITOS DA PERSONALIDADE

José Rafael Michels

Luiz Fernando Martins

Resumo: Este trabalha apresenta as característica e conceitos fundamentais do direito da personalidade, buscando um entendimento abrangente do tema. São direitos intrínsecos do homem e por isso considerado por muitos autores como direitos inato. Sua averiguação é de extrema importância tanto para o individuo, quanto para a sociedade.

Palavras-chave: Direitos da Personalidade. Conceito. Importância

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é trazer um conteúdo geral, porém, não exaustivo e de forma sucinta sobre os direitos da personalidade. Veremos quando são adquiridos estes direitos, como atuam no seio da sociedade e de que forma são protegidos.

Sua importância e relevância tem sido cada vez mais notória, sendo direitos que estão ligados a cada indivíduo e sem eles é improvável que o  homem consiga ter uma vida digna e plena.

2 IMPORTÂNCIA DA MATÉRIA

Os Direitos da Personalidade são inatos, basilares e os mais importantes que a pessoa humana ostenta, destarte, a Constituição Federal de 1988 e o Código Civil Brasileiro de 2002 ocuparam-se não somente de aspectos patrimoniais, mais também, de uma codificação axiológica ao homem como menciona Pablo Stolze Gagliano (2006), “ a previsão legal dos direitos da personalidade dignifica o homem”.

3 CONCEITO E DENOMINAÇÃO

Não são direitos patrimoniais. Dizem respeito à vida, ao nome , à imagem, à privacidade, sobre o corpo e suas partes, entre outros, “que devem ser respeitados como conteúdo mínimo para permitir a existência e a convivência dos seres humanos” Venosa (2005). O sentido econômico é secundário e caberá quando o dano não puder ser reparado de outro modo. São essenciais e não podem ser destacados da pessoa do titular.  

4 NATUREZA DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE

Em passado recente há quem negasse tal direito alegando que não poderia haver direito do homem sobre a própria pessoa. Sabe-se hoje que estes direitos são indispensáveis para a manutenção da vida e da dignidade da pessoa, são poderes que o homem exerce sobre si mesmo e que são tutelados pelo Estado.

É fato que a matéria mesmo estando no ordenamento jurídico não é exaustiva, pois com a evolução os direitos terão que ser ampliados devendo em muitos casos serem usada a analogia para defesa destes.

Contudo não são direitos ilimitado, cedendo importância em caso concreto ao interesse e direitos da coletividade (difusos, coletivos e públicos).

5 CARACTERÍSTICAS DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE

Dentro desta modalidade esses direitos possuem:

a) Caráter absoluto, com eficácia erga omnes, pois o seu respeito é imposto a todos (Estado e particulares);  

b) Generalidade, outorgados a todas as pessoas, simplesmente pelo fato de existirem;  

c) Extrapatrimonialidade, insuscetíveis de avaliação pecuniária, contudo, o seu maltrato possa resultar em reflexos econômicos;

d) Indisponibilidade, não podendo mudar de titular, nem de forma onerosa, nem gratuitamente, pois são irrenunciáveis e intransmissíveis;

e) Imprescritibilidade, inexistindo um prazo para seu exercício, o seu desuso não acarreta a sua extinção, entretanto, há um período estabelecido em lei para à pretensão de reparação por sua violação;

f) Impenhorabilidade; não sendo objeto de alienação, à exemplo os direitos morais de um autor, contudo, sua obra com característica patrimonial pode, sem qualquer impedimento legal, ser objeto de penhora;

g) Vitaliciedade, perduram por toda a vida, sendo em regra extintos após a morte, salvo aqueles que se projetam após o falecimento do indivíduo, como exemplo o atentado contra a honra.

6 CLASSIFICAÇÃO DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE

Certo é, que o titular dos direitos da personalidade é o homem, e a identificação dos mesmos é de suma importância para preservação e manutenção da qualidade de vida de seu portador, para Gagliano (2006) seriam, “o direito à vida e integridade física, à integridade psíquica e criações intelectuais, e à integridade moral”, porem, não sendo estas classificações de forma taxativa, pois a evolução sempre abre caminhos para novas situações e conseqüentemente para novos direitos.

6.1 DIRETO À VIDA

                 Como garantia, a Constituição Federal traz em seu art 5° caput, a inviolabilidade deste direito, há entretanto, que se dizer que refere-se em direito à vida e não sobre a vida, não podendo esta ser ceifada nem mesmo com o consentimento de seu titular. É um bem protegido antes mesmo do nascimento, para Gagliano (2006) “a ordem jurídica assegura o direito à vida de todo e qualquer ser humano, antes mesmo do nascimento, punindo o aborto e protegendo os direitos do nascituro”.

         O aborto é legalmente proibido, ressalvando duas situações específicas, que são: a) o aborto terapêutico, realizado para salvar a vida da gestante, quando não há outro meio; b) o aborto sentimental em caso de estupro, com consentimento da gestante ou de seu representante legal, sendo este de analogia “in bonam parte” do atentado violento ao pudor.

                Importante mencionar sobre a eutanásia, que consiste no término da vida de pacientes com doenças incuráveis, podendo ser de forma ativa ou passiva. A eutanásia ativa é a aquela que advém de recursos farmacológicos para supressão a vida de forma indolor, contudo, nosso código penal condena esta prática. A eutanásia passiva ocorre quando se deixa de empregar recursos clínicos disponíveis que prolonguem a existência de um pessoa, não sendo esta considerado crime.

6.2 DIREITO À INTEGRIDADE FÍSICA

 É conexo à saúde do ser humano, protegendo o corpo de lesões e ferimentos e até a própria vida mesmo que para tratamentos médicos. Destarte, o Código Civil em seu art. 15° “ ninguém pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica”, a pessoa que aceitar os procedimentos deve ter plena consciência de possível danos ao seu corpo.

A lei não proíbe certos tipos de trabalhos onde há eminente perigo, desde que haja o princípio da adequação social, como o boxe, ou a adoção de mecanismos de segurança previstos na legislação, como na mineração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com