TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Problemas Sociais

Por:   •  3/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 5

Os problemas sociais

1º: Analfabetismo:

Em 2010, o numero de pessoas que não sabia ler e escrever no país era de 13.933.17 sendo de  60 anos. Porem esse número não afeta apenas à população com idade superior a 60 anos, o analfabetismo é de 6,5% entre as crianças de ate 10 anos que ainda não sabem ler nem escrever muitas vezes seu próprio nome.

Para amenizar ou acabar de vez com o analfabetismo, e necessário que o primeiro passo seja dado como combater o analfabetismo, porém para combate ló e necessário alfabetizar nossas crianças na idade correta. A alfabetização tem que ir alem da escola, e preciso que esse problema social, obtenha ajuda de empresas, igrejas, e principalmente dos governantes do nosso país.

2º: gravidez na adolescência:

Uma pesquisa realizada pela UNICEF apresenta um numero de lares chefiados por adolescentes no Brasil, esse fator vem só crescendo, adolescentes entre 15 e 19 anos se tornam mães de famílias precocemente. No Brasil  50% das jovens e 78% dos jovens tem sua primeira experiência sexual até os 24 anos, idade mediana de 16 anos para garotas e 15 anos para garotos.

Infelizmente apenas 33% dos jovens relatam que não fazem o uso de contraceptivos na primeira relação sexual com isso 25% dos partos realizados no SUS (Sistema Único de Saúde), foram adolescentes. Lembrando que gravidez precoce não e um problema apenas de garotas, embora os rapazes não possuam condições biológicas necessárias para engravidar, um filho não pode ser concebido apenas por uma pessoa.

Uma fora de acabar de vez com esse problema social, e acabar com a desinformação e a fragilidade da educação sexual, o sistema de educação tem muito mais preocupação em aplicar matérias que irão cair em vestibular, são poucas as redes de ensino que investe na educação sexual não somente em feiras ou dias apropriados para um tema tão importante, outra maneira de ajuda seria uma maior mobilização do governo na realização de campanhas esporádicas para estar conscientizando os jovens a se prevenir independentemente da idade.

3º: Saúde:

Com hospitais superlotados, falta de medicamentos, grave de funcionário publico, aparelhos quebrados, filas para atendimento, faz com que a saúde se torne um caos, trazendo um problema social para um país sub desenvolvido.

Para amenizar o problema da saúde, são necessário, que primeiramente o governo tome mais iniciativas como liberando verbas de acordo com os gastos da área, investindo mais em hospitais para estabelecer um local digno de trabalho e atendimento as pessoas que necessitam de uma saúde de qualidade.

4º: Seca:

Além de ser um problema climático a seva vem se tornando um problema social, que vem causando transtornos para as pessoas que habitam nessas regiões. A falta da água dificulta em ações básicas como na agricultura, utilizada para alimentação e comercio, e na criação de animais que não suportam o clima e acabam falecendo. Na falta dessas ações o nordeste brasileiro atual Estado em pior situação de seca, passa por necessidade não só de água, mas sim de alimentos, onde aumenta o indicie de miséria e fome na região.

As ações a serem tomadas nessa situação seria a construção de cisternas, poços artesianos, açudes, barragens, ate mesmo a distribuição de água através de caminhão pipa em época de poucas chuvas ou estiagem total a ponto de estado de emergência.

5º: poluição:

Problema que não vem atingindo apenas a natureza, o problema ambiental vem atingindo diariamente a saúde das pessoas. Grandes rios estão sendo poluídos por lixos domésticos e industriais trazendo doenças graves e agredindo o ecossistema. Esse problema não agride apenas rios e lagos, o ar é o mais afetado nesse problema, recebendo toneladas de gases poluentes todos os dias, derivados de queima de combustíveis entre outros.

Para amenizar esse impacto ambiental e fazendo deixa ló de ser um problema social, a população precisa primeiramente se conscientizar e passar a utilizar o sistema de coleta seletiva, a utilizar mais os transportes coletivos evitando assim o acumulo de veículos nas ruas evitando assim a queima de combustíveis que tanto agride nosso ecossistema.

6º: Trabalho Infantil:

Mesmo sendo considerado crime de acordo com a Convenção nº 138 artigo 2 item 3 da Organização Internacional do Trabalho, a exploração do trabalho infantil é comum em países subdesenvolvidos, e países emergentes como no caso do Brasil, onde nas regiões mais pobres este trabalho é bastante comum. Na maioria das vezes isto ocorre devido à necessidade de ajudar financeiramente a família. Muitas destas famílias são geralmente de pessoas pobres que possuem muitos filhos. A exploração do trabalho infantil afeta principalmente o processo de educação escolar, causando dano ao desenvolvimento como cidadão e um possível futuro profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com