TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIOS QUE GEREM A JURISDIÇÃO, A COMPETÊNCIA E A SENTENÇA NO NOVO CÓDIGO DO PROCESSO CIVIL

Por:   •  27/11/2019  •  Ensaio  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 4

PRINCÍPIOS QUE GEREM A JURISDIÇÃO, A COMPETÊNCIA E A SENTENÇA NO NOVO CÓDIGO DO PROCESSO CIVIL

Resumo: []

Palavras-chave: []

Introdução

Desenvolvimento

O conceito de jurisdição, como definido pelo doutrinador Antunes de Melo, pode ser definido como o “poder-dever do Estado de aplicar o direito, por intermédio de seus órgãos (distintos e independentes) investidos da função de julgar aos casos concretos (conflitos de interesse) que lhe apresentam.” (MELO, 2017, p. 45)

Jurisdição ainda pode ser subdividida sob duas formas, a contenciosa e a não-contenciosa. A primeira anuncia que é uma “atividade inerente ao Poder Judiciário (Decisão por terceiro imparcial, juiz), no qual o Estado substitui as partes na resolução de conflitos, proferindo uma sentença de mérito que aplica o direito ao caso concreto” (MELO, 2017, p. 45). A tutela jurisdicional é normalmente exercida em face de pretensões instauradas (Lide), essa lide é composta por dois sujeitos (ativo que é o autor e o passivo, réu).

Quando fala-se sobre a segunda forma de jurisdição, a não-contenciosa, “ela versa sobre interesses que não estão em conflito, hipótese em que o Estado atua como um administrador público de interesses privados”. É necessário o requisito formal (participação de autoridades públicas) e paz jurídica (Interesse do tutelado), exs.: Tutela, Curatela, Divórcio consensual… (MELO, 2017, p. 46)

COMPETENCIA CPC/ 2015

É comum que se confunda a jurisdição com a competência. Entretanto, a competência é meramente, a limitação da jurisdição, ou melhor, é o delimitador dos limites da jurisdição. Sendo que a jurisdição é o poder que um juiz possui de aplicar a lei a um caso concreto, a competência é o delimita quais os casos concretos que este juiz poderá fazer a aplicação da lei. “Se todos os juízes tem jurisdição, nem todos, porém, se apresentam com competência para conhecer e julgar determinado litígio. Só o Juiz competente tem legitimidade para fazê-lo.” (THEODORO JR.).

A priori, a competência se estabelece no momento em que o processo é distribuído dentro de um órgão imbuído de jurisdição, onde irá tramitar e ser julgado. Após estabelecida a competência, via de regra, esta não se modificará. Sendo que apenas em casos particulares e especiais, poderá ocorrer a redistribuição, momento em que se alterará a competência.

A competência ainda pode se dividir em diversas classificações, sendo elas:

Originária – é aquela que se da pela primeira distribuição, ou seja, no foro em a ação foi proposta, onde será distribuída, tramitará e será julgada.

Derivada – é quando um processo se inicia em um foro, mas acaba sendo remetido a outro. Não necessariamente ocorre a perda da primeira competência, como é o caso dos recursos, que são distribuídos em via de segunda instancia, para serem julgados.

Juízo – que é sobre a matéria da qual trata a ação, e que de acordo com a matéria será distribuída para o juízo equivalente, preparado para julgá-la.

Foro – que é referente ao território no qual a lei delimita que situará o juízo competente de acordo com o caso, as partes, etc.

Absoluta – é aquela que determinada pela lei, não está passível de alteração. "é a competência insuscetível de sofrer modificação, seja pela vontade das partes, seja pelos motivos legais de prorrogação (conexão ou continência de causas) "Theodoro Jr. (2008, p. 188).

Relativa – é aquela que está passível de alterações, isso não significa que está livre para escolha ao bel prazer, visto que a lei estabelece regras quanto à competência para todo caso, entretanto, havendo erro ou modificação por parte de uma das partes, o juiz a quem foi distribuída tal ação não poderá, de ofício, alegar a sua incompetência, ficando a cargo da parte requerida alegar a incompetência do foro, para que a ação seja remetido ao correto. " ao contrário, é a competência passível de modificação por vontade das partes ou por prorrogação, oriunda da conexão ou continência de causas "Theodoro Jr. (2008, p. 188).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com