TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE TCC ALINE SOUZA

Por:   •  11/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO PROJEÇÃO

ESCOLA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS

CURSO DE DIREITO

ALINE SOUZA DA SILVA

SEGURO DE PESSOAS NO QUE TANGE O REENQUADRAMENTO POR FAIXA ETÁRIA PARA O IDOSO

BRASÍLIA/DF

2017

ALINE SOUZA DA SILVA

SEGURO DE PESSOAS NO QUE TANGE O REENQUADRAMENTO POR FAIXA ETÁRIA PARA O IDOSO

Estudo apresentado como pré-requisito para aprovação na disciplina “TCC 1 e Metodologia de Pesquisa” da graduação em Direito da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais do Centro Universitário Projeção sob a orientação da Professora Cláudia Paiva Carvalho.

BRASÍLIA/DF

2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. JUSTIFICATIVA        4

3. OBJETIVOS        5

3.1 Objetivo geral        5

3.2 Objetivos específicos        5


1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho acadêmico tem por escopo o estudo do reenquadramento de faixa etária para o segurado idoso no seguro de pessoas.

O Seguro de Vida é o meio pela qual é assegurada a condição financeira dos dependentes de uma pessoa após a sua morte, ou em vida quando ensejar em coberturas de invalidez, ou seja, é um instrumento de proteção social já que contribui para estabelecer um equilíbrio econômico desfavorável por certo período, se algum dos riscos cobertos se concretizarem.

Segundo Silvio Rodrigues: “O seguro de vida tradicional, também chamado seguro de vida propriamente dito, é aquele em que, mediante um prêmio anual, se obriga o segurador ao pagamento de certa soma, por morte do segurado, a pessoa ou pessoas por este indicadas no contrato. Trata-se de negócio de previdência, em que o segurado, desejando assegurar a sobrevivência e o bem-estar de sua família ou de outras pessoas que lhe são caras, estipula que por ocasião de sua morte o segurador fornecerá, a seus beneficiários, uma soma em dinheiro desde logo fixada no contrato, pagando ele, segurado, a partir de então, um prêmio periódico anual ou mensal. Tal prêmio, pago pelo segurado, pode ser devido durante toda a vida deste, ou por prazo determinado. ”  (RODRIGUES, apud GONÇALVES, 2012, p.512)

Por ser um acordo bilateral e oneroso firmado entre as partes interessadas em contratar uma apólice de seguro de vida, fica a critério do segurado escolha de um capital segurado que varia de acordo com sua faixa etária, e a partir daí estipula-se um prêmio a pagar. Ocorre que o seguro de vida sofre reajustes anuais, quais sejam o IPCA e o reenquadramento etário, gerando assim uma atualização do valor do prêmio pago.

O reenquadramento por faixa etária nada mais é que um aumento na parcela do prêmio de seguro, verificado e equiparado a idade e o risco do segurado, objetivando o equilíbrio da relação de prêmios arrecadados x sinistros liquidados.

É importante salientar que este reenquadramento só é admitido desde que esteja previsto no contrato de adesão, respeitando os limites e os demais requisitos estabelecidos em lei e a observância da boa-fé objetiva, que veda índices de reajustes desarrazoados ou aleatórios, que acarretem prejuízos ao segurado.

As Companhias Seguradoras podem antes dos segurados completarem 60 (sessenta) anos de idade, reenquadrar o valor do seu prêmio mensal, mas também é importante observar até que ponto esse percentual de aumento se torna abusivo para os segurados idosos.

De acordo com a jurisprudência atual, a cláusula de seguro de vida que aumenta o valor do prêmio de acordo com a faixa etária do segurado só é abusiva quando imposta a pessoas com mais de 60 (sessenta) anos e que tenham mais de 10 (dez) anos de vínculo contratual.

2. JUSTIFICATIVA

Este estudo é importante para avaliar os meios empregados pelas Seguradoras frente ao Estatuto do Idoso, no que tange o reajuste do prêmio proporcional a sua faixa etária. Além disso, tende a demonstrar a realidade do mercado de seguros quanto a este tema em especifico, fazendo um levantamento histórico dos seus primórdios até os dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com