TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Petição Inicial Reconhecimento e Dissolução de União Estável

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 5

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA ___ VARA DE FAMÍLIA, SUCESSÕES E AUSÊNCIAS DA COMARCA DE BETIM – MINAS GERAIS.

       

ALINE MARA DE MORAIS ARAUJO, brasileira, solteira, estudante, inscrita no CPF sob nº. 01564399648 e no RG sob nº. 14013992, expedida pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, filha de Joaquim Ribeiro de Araujo e de Elzeni Morais, residente e domiciliada na Rua Prefeito Alcides Brás, nº. 400, Bairro Angola no Município de Betim/MG, CEP: 32.604-080, e NEITON GIANCOTI RESENDE, brasileiro, divorciado, aposentado, inscrito no CPF sob n°. 18658474615, filho de Domingos Giancotti e de Terezinha De Oliveira Giancoti, com domicílio na Rua Professora Josefina Bento da Costa, n° 213, Bairro Angola no Município de Betim/MG, CEP: 32.604-074, vem, respeitosamente perante Vossa Excelência, por suas procuradoras infra-assinadas (instrumento de procuração em anexo), com fulcro na Emenda Constitucional nº.66 de 2.010, propor RECONHECIMENTO E DISSOLUÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL , com base nos fatos e fundamentos a seguir expostos:

        

I – FATOS

Os interessados conviveram como se casados fossem, num período de oito anos, sob o ângulo jurídico de união estável.

 

Da união nasceu Felipe de Araujo Giancoti, este aos vinte e oito (28) de junho de dois mil e doze (2.012), absolutamente incapaz e com filiação devidamente reconhecida, conforme certidão de nascimento em anexo.

 

Iniciaram o relacionamento em junho de 2008. Sempre mantiveram um convívio de união estável, como se casados fossem, com afetividade mútua, demonstrando estabilidade no relacionamento e com propósito de uma vida em comum. Amolda-se ao que registra a Legislação Substantiva Civil. (CC, art. 1.723, caput).

Assim, como casados fossem, frequentaram durante anos ambientes públicos, com passeios juntos. Os mesmos assim mostraram-se ao círculo de amizades e profissional.

Ocorre que com o passar do tempo os motivos afetivos os quais foram razão do marco inicial da união estável, deixaram de existir, tornando-se impossível a continuidade da vivência conjugal.

O relacionamento foi rompido em novembro de 2014, por não existir mais interesse das partes na sua continuidade.

Os autores desejam neste ato via judicial o reconhecimento e a dissolução da união estável.  

II – FUNDAMENTOS

II.1 – DA UNIÃO ESTÁVEL

A Constituição Federal estabelece no art. 226, §3º que “para efeitos de proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento”.

 

O Novo Código Civil, por sua vez, dispõe no art. 1.723 que “é reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família”.

Os autores conviveram juntos por 08 (oito) anos e mantiveram um relacionamento público, notório e, inclusive, constituíram família.

Não tendo mais condições de convivência, pedem o reconhecimento e a dissolução da união estável, possibilitando a ambos os cônjuges refazerem suas vidas afetivas, e assim permitindo novo casamento, eis o fundamento do pedido.  

II.2- DOS BENS

Os autores declaram não haver bens em comum para partilhar.

II.3 – DA GUARDA DO FILHO

O menor Felipe de Araujo Giancoti ficará sob a guarda da sua genitora, tendo o pai o direito/dever de permanecer com o filho em dias e horários que mais convenientes sejam ao interesse da criança, combinados entre as partes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (187.4 Kb)   docx (393.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com