TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de Intervenção por Meio do Esporte

Por:   •  5/10/2020  •  Resenha  •  1.799 Palavras (8 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS – UEMG

CURSO DE DIREITO DE PASSOS

        

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOCIAL POR MEIO DO ESPORTE

PASSOS

2020

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOCIAL POR MEIO DO ESPORTE

[pic 1]

PASSOS

2020

1- TÍTULO:

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOCIAL POR MEIO DO ESPORTE

2 – Introdução

O sonho da maioria dos garotos é ser jogador de futebol tal qual Neymar, Messi e tantos outros. De muitas meninas é ser também esportistas como a brasileira Hortência Marcari, considerada uma das maiores atletas femininas de seu esporte e como a melhor jogadora de copas do mundo da FIBA (sigla em inglês de Basketball World Cup de todos os tempos em 2018, entrou para o Hall da Fama do Basquetebol Feminino, dos Estados Unidos em 2002, e o Basketball Hall of Fame em 2005. Mas estes sonhos muitas vezes são interrompidos por falta de oportunidade.

Pensar em ações utilizando a introdução do esporte nas comunidades carentes, visando diminuir as desigualdades sociais e a criminalidade, desenvolvendo uma ascensão social prazerosa é o objetivo principal desta pesquisa. A análise da intervenção esportiva nas comunidades carentes visa apontar a adesão de crianças e adolescentes em atividades esportivas, desenvolvendo uma alternativa salutar de ascensão social.

Atualmente, o potencial das atividades esportivas na formação de crianças e adolescentes tem sido utilizado em projetos de inclusão social, sendo implantados por instituições governamentais, privadas e do terceiro setor. O esporte é um meio de socialização e instrumento na construção do caráter dos sujeitos em formação. Através das práticas esportivas atingimos os valores como o coletivismo, a amizade, a solidariedade, contribuindo significativamente para a desarticulação da pobreza.

 

3- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Lovisolo (1995a) argumenta que um dos pilares da eficácia da educação, e de modo geral da intervenção orientadas por valores sociais, demanda acordos em termos de valores. Segundo o autor, o acordo entre as famílias, os educandos e os educadores, sobre os valores, os meios e as expectativas, parece ser fundamental na implementação de projetos ou de propostas no âmbito educacional, pois "se os atores não compartilham de um horizonte comum de crenças ou representações é impossível a eficácia simbólica da escola" (LOVISOLO, 1995a, p.42).

A prática de atividades esportivas traz além de melhorias físicas, o desenvolvimento potencial nos aspectos sócio emocionais na educação das pessoas. A prática esportiva possibilita a integração do indivíduo ao grupo e ao meio, satisfação da necessidade social de fazer exercícios físicos, conhecer suas reais possibilidades e interesses, despertar a criatividade, o conhecimento de si próprio, a independência, a responsabilidade pessoal, o contato com vitórias e derrotas, faz o indivíduo lidar com o nervosismo ao encontrar-se frente a situações imprevistas, desenvolve confiança e segurança em si mesmo e proporciona vivências dos valores éticos e estéticos.

O papel do esporte e das atividades físicas nos projetos sociais vem sendo cada vez mais valorizado, tanto como elemento de formação, como elemento de socialização e promoção da saúde de adolescentes e jovens. No entanto, as possibilidades de acesso as atividades vêm sendo asseguradas por agências públicas e privadas, assim como prevê o artigo 217 da CF/88, em contrapartida, a implementação de novos modos de intervenção é um estímulo que se coloca na agenda dos projetos sociais.

 

4- JUSTIFICATIVA

 Estudo realizado em Programa de Intervenção Social com universo de aproximadamente 18.000 crianças e jovens Vianna et al (1999) verificaram que os participantes buscam na atividade física “fugir da rotina de violência das ruas”, “lazer” e uma perspectiva de formação profissional no esporte. (VIANNA, 2003).

As crianças e adolescentes veem no esporte uma alternativa prazerosa de ascensão social que são oferecidas nos projetos esportivos. Entender que esses projetos sócio educacionais podem reforçar os valores éticos e morais dos indivíduos fazendo com que assim esses se afastem da criminalidade que é exercida dentro da comunidade carente é super importante para o desenvolvimento social.  

A Implantação desses centros esportivos podem oferecer maior comodidade para aqueles que não têm condições de se locomoveram, entre eles: as crianças pequenas, portadores de deficiência, os idosos, aqueles que não têm uma condição monetária maior para poder pagar por um deslocamento, seja ele ônibus, taxi, uber ou até mesmo uma bicicleta.

Um exemplo que podemos citar são as escolas de Itirapuã, onde a Polícia Militar junto com a Secretaria do Estado de São Paulo desenvolveu um projeto de intervenção através do esporte que visa à disciplina e educação dos jovens, permitindo assim contato maior com a Polícia Militar e o esporte, fazendo com que esses evitem o caminho das drogas e da criminalidade. O professor e também Policial Militar Fábio Januário dos Santos ministra aulas de karatê para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos, tendo começado no início de 2019 com 14 inscritos e hoje já são mais de 40. Após esse projeto a direção das escolas notou melhoras no comportamento em sala de aula e melhor rendimento nas disciplinas escolares.

 

5- OBJETIVO

5.1 Geral

Nas décadas de 1980, 1990 e 2000 observou-se um crescimento da criminalidade, alterando os modos de convivência da população. Os programas esportivos situados nas proximidades destas comunidades significavam oportunidades de acesso a um direcionamento social.

Assim, a intervenção social e educacional, através do esporte que contribuem na formação cidadã dos participantes. Não podemos negar que os programas sociais que estão ligados às práticas esportivas têm sido ferramentas fundamentais na inclusão social no Brasil.

 

5.2 Específicos

  1. Incentivar a inscrição e a participação nas atividades oferecidas no projeto, pois esses não são obrigatórios, podendo os jovens optarem por alguma atividade de interesse. A cultura brasileira da prática do futebol aparece como preferência dos participantes.
  2. O esporte é uma maneira fácil de ajudar as crianças e adolescentes que vivem nas comunidades carentes, pois elas gostam de praticá-los e assim participarão de projetos.
  3. Mostrar na prática que nas comunidades carentes o esporte vem impedindo que esses jovens entrem para a criminalidade. É importante salientar que um meio importante de socialização, pois atinge vários valores, entre eles: a coletividade, amizade, solidariedade, combate a patologias sociais e facilita a inclusão social. Os fundamentos principais do esporte é o respeito, a disciplina, a interação, e isso é fundamental na formação do indivíduo.
  4. O esporte pode ser capaz de elevar o nível de informação e conhecimento entre as pessoas envolvidas. As reflexões suscitadas nas quadras extrapolam as linhas, estimulando a reflexão e as discussões sobre os temas que podem ir parar no pátio da escola, nas associações ou grupos de jovens, enfim, nos ambientes de encontro da comunidade.
  5. O esporte também pode aparecer como um impulsionador de criação de identidade coletiva entre jovens, independentemente de sexo, raça, orientação sexual, assim como pode propiciar a formação de grupos com interesses em comum.

 

6- METODOLOGIA

Para garantir o desenvolvimento contextual e lógico deste trabalho será realizado um estudo a partir de pesquisa experimental, onde buscaremos nas comunidades crianças e adolescentes com interesse em participar do projeto.

A principal modalidade que a proposta de intervenção vem propor é o futebol. O futebol se consolidou como um dos esportes mais praticados em todo o Brasil e em muitas partes do mundo. É indiscutível a importância e o poder de mobilização que ele propicia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com