TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL É O PAPEL DA CULTURA DIGITAL NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE

Por:   •  5/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

QUAL É O PAPEL DA CULTURA DIGITAL NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE

INTRODUÇÃO

Por muito anos sempre foi da mesma forma a metodologia de ensinamento nas escolas, baseada na replicação de informações de maneira uniforme, não considerando a individualidade de cada pessoa. Sendo assim de todo modo arcaico de plataforma tradicional o ensinamento.

Mas com o passar dos tempos tudo foi se revolucionando modernizando, a maneira de se comunicar, relacionar e também a maneira de da metodologia de ensinamento nas instituições de ensino.

DESENVOLVIMENTO

A era digital mudou completamente a forma de relacionamento da sociedade, trazendo agilidade e facilidade nas ações do nosso cotidiano, abraçar a cultura digital no ensino é preparar a escola ás demandas do século XXI. Desde quando a internet iniciou a popularização os recursos digitais eram utilizados como uma ferramenta de apoio a mais à aula ministrada pelos docentes.

A cultura digital relaciona-se ao uso contínuo dos recursos digitais existentes e das linguagens associadas no que se refere o denominado mundo digital. A comunicação passa a ser traduzida por meio de diferentes plataformas como: vídeos, áudios e animações, ampliando-se ao uso de aplicativos, redes sociais, bibliotecas virtuais, portais online e várias outras formas.

Sendo assim que o aprendizado torne colaborativo, onde o aluno assumindo o papel de protagonista na produção de seu próprio conhecimento e tendo a possibilidade de vivenciar um ensino bem mais personalizado e os relacionamentos interpessoais se estreitem.

As Redes de Ensino devem se adequar seu projeto político pedagógico a atual demanda, com a finalidade de ofertar todas as condições necessárias para que seus estudantes sejam preparados para as necessidades que estão por vir.

Para isso existem várias metodologias para auxiliar o aprendizado, com proposta de trabalho pedagógico capaz de modificar a atmosfera da sala de aula e colocar o estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem proporcionando a experimentação dos conteúdos na prática. Como por exemplo:

O ensino híbrido na qual o estudante desenvolve os conteúdos de maneira autônoma, utilizando a internet realizando pesquisas, onde realizará atividades que complementem os conteúdos abordados em aula presencial.

Dessa forma o papel da cultura digital na formação na vida acadêmica do aluno é tão importante como nas aulas presenciais, pois é mais uma ferramenta necessária nos dias atuais, trazendo desenvolvimento pedagógico a todos envolvidos nessa nova atual seara de plataforma de ensino.

CONCLUSÃO

 

A aplicação da cultura digital no ambiente acadêmico é muito mais que disponibilizar a plataforma tecnológica através de computadores de última geração, tablets e outros equipamentos tecnológicos de ponta. É a compreensão da necessidade da plataforma digital de qualidade para formação acadêmica do aluno.

É entender que as coisas evoluíram como também a metodologia pedagógica de ensino, devendo assim conciliar o método de ensino tradicional com a cultura digital, mas capacitando o corpo docente para ter qualidade no ensino na plataforma digital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com