TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SETOR DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  28/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.198 Palavras (9 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 9

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO PIAUÍ

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

SETOR DE RECURSOS HUMANOS

RAIMUNDO LEONARDO RAMOS MENDES

2017[pic 1]

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO PIAUÍ

SETOR DE RECURSOS HUMANOS

RAIMUNDO LEONARDO RAMOS MENDES

ORIENTADOR

[pic 2]

TERESINA/PI

11/2017[pic 3]

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUÍ

RAIMUNDO LEONARDO RAMOS MENDES

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado submetido como requisito parcial para  obtenção do título Bacharelado em Administração de Empresas, na Associação de Ensino Superior do Piauí.

APROVADO EM

Raimundo Leonardo Ramos Mendes

Orientador[pic 4]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO                                                                        1
  2. CARACTERIZAÇÃO E SISTEMA OPERACIONAL DA EMPRESA                2
  3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS                                                   3, 4 e 5
  4. CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                        6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS                                                        7

[pic 5]

INTRODUÇÃO

Este relatório tem a finalidade de implantar o conhecimento teórico, abordado durante o curso de Administração, na prática, através do desenvolvimento do programa de estágio. Com o objetivo de tornar claro esse documento, o trabalho está dividido em dois capítulos. No primeiro, acha-se a exposição da organização onde foi realizado o estágio: a empresa de economia mista R L RAMOS MENDES . Fundada em 12/01/2015,  sob nome de fantasia L J M REFRIGERAÇÃO é empresa de economia mista que proporciona ao município de Teresina/PI serviços qualificados de instalação e manutenção de sistemas centrais de condicionadores de ar, de ventilação e refrigeração.

São exibidas de forma objetiva suas características, como por exemplo, fundação, ramo, principais atividades realizadas e localização. Para obter uma melhor compreensão do segundo capítulo, o mesmo depara-se ramificado em duas seções. A primeira versa sobre o conceito de Administração de Recursos Humanos – setor onde foram desenvolvidas as atividades – e a maneira que o departamento funciona dentro da empresa em questão. Já a segunda seção,  enfoca detalhadamente a descrição das tarefas desempenhadas e a correlação de tais atividades com as disciplinas expostas em sala de aula.

[pic 6]

2 – CARACTERIZAÇÃO E SISTEMA

OPERACIONAL DA EMPRESA

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

 a) Razão social

R L RAMOS MENDES  -

 b) Endereço

 Rua 002(V) Conj. Renascença II, Nº 0028 – Qd. 36 - Renascença II – CEP 64083-010 – Teresina/PI

c) Medindo 10 metros de frente por 20 de fundo. Com um escritório na entrada do lado esquerdo, medindo 3x4m.

d) Com um quadro de 8 funcionários, e um gerente proprietário.

e)Fundada em 12/01/2015, a empresa R L RAMOS MENDES, sob nome de fantasia L J M REFRIGERAÇÃO é empresa de economia mista que proporciona ao município de Teresina/PI serviços qualificados de instalação e manutenção de sistemas centrais de condicionadores de ar, de ventilação e refrigeração.

Analiticamente, as principais atividades realizadas pela empresa são:

  1. Instalação e Manutenção de Sistemas Centrais de Ar Condicionado, de Ventilação e Refrigeração.
  2.  Instalação e Manutenção Elétrica;
  3. Comercio Varejista de material Elétrico;
  4. Atividades de Limpeza Não Especificadas Anteriormente.

f) Perfeitas condições de trabalho compatíveis com a legislação Trabalhista.

[pic 7]

  1. – ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

  1. - O RH da CODESAVI realiza todas as funções do DP, tais como: admissões e demissões de empregados, registros legais em controles diversos, aplicação e manutenção das leis trabalhistas e previdenciárias, Folha de Pagamento (férias, 13º salário etc.) e normas disciplinares (norma de horas extras, faltas, atrasos etc.). Contudo, a organização também aplica, parcialmente, o uso da Administração de Recursos Humanos Tradicional através dos subsistemas de recrutamento e seleção, remuneração, benefícios, treinamento (mais voltado aos setores administrativos e financeiros), departamento pessoal, higiene e segurança do trabalho, relações trabalhistas (representado pelo setor jurídico) e contencioso trabalhista e assistência social. A fim de realizar com eficiência e eficácia as tarefas demandadas, a equipe de RH é composta por um supervisor, quatro encarregados, um estagiário e dois aprendizes.

 Tarefas Desenvolvidas - Controle de freqüência de colaboradores Como vários colaboradores desempenham tarefas em diversos setores distintos, o RH utiliza dois métodos para controlar a freqüência dos mesmos: o cartão de ponto (conduzidos aos funcionários que prestam serviços em locais que não possuem relógio de ponto) e o ponto eletrônico. Ao ser entregue nos Recursos Humanos, verifica-se o cartão de ponto para que haja a certificação de que o mesmo não esteja rasurado ou com datas não condizentes ao calendário. Após a conferência, analisa-se a frequência de cada colaborador, apontando em uma planilha as horas extras realizadas, juntamente com atrasos e faltas. Em seguida, averigua-se se férias, atestados e declarações médicas apresentados estão de acordo com os apontamentos do cartão. Com todas as etapas em conformidade, lança-se no Sistema as horas extras, faltas e atrasos e cadastra-se os atestados e declarações médicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com