TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

Por:   •  26/4/2021  •  Monografia  •  4.684 Palavras (19 Páginas)  •  1.948 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

THALLES BERNARDINO SOARES DE LIMA FERREIRA

RELATÓRIO DO

ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA.

Ananindeua

2021

                                        THALLES BERNARDINO SOARES DE LIMA FERREIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA.

Relatorio apresentando à Universidade Anhanguera- Polo Ananindeua, como requisito para o aproveitamento da disciplina de estágio Curricular em Educação Infantil, ensino Funcamental, anos iniciais, ensino fundamental anos finais do curso de Educação Física Licenciatura 4º semestre.

Ananindeua

2021


SUMÁRIO[pic 1][pic 2]

INTRODUÇÃO        6

1.        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        8

2.        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        10

5-        Conhecer metodologias ativas com uso de tecnologias digitais, conforme respectivo estágio.        16

Desenvolvimento da Disciplina        22

CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

REFERÊNCIAS        25

 INTRODUÇÃO

Iniciaremos as pesquisas disponibilizadas para concluímos nosso estagio, nos aprofundando no que a BNCC e o PPP nos proporcionam para uma amplitude de nossos conhecimentos, nessa temática o nosso objetivo é analisar e compreender a importância do professor de educação física na Educação Infantil, ensino Funcamental nos  anos iniciais e finais, especialmente para contribuir com o desenvolvimento da criança nessa fase e com o trabalho conjunto entre a uni docente e o professor de Ensino Fundamental. O trabalho mostra a importância de  oportunizar a ludicidade nas aulas para as crianças e a efetividade na educação infantil e a  relevância da construção de um trabalho coletivo para a realização de uma prática pedagógica que considere a integralidade das crianças.

 A Educação Infantil nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é importante que a criança tenha o maior número possível de experiências no âmbito da cultura corporal do movimento, experimentando diversas formas de se movimentar, de compreender a estrutura corporal e ter a oportunidade de se desenvolver corporalmente através dessas experiências ao longo de sua vida.

Assim, a ação do professor na aula de Educação Física na escola é fundamental para que a criança se coloque no mundo como ser que não é único e que necessita aprender a conviver com outras crianças, socializando, dividindo e aprendendo a elaborar sua percepção de espaço e a do outro, aprendendo a con viver em sociedade.

É nessa fase que a criança necessita trabalhar de forma específica aspectos do desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo social na atividade a seguir será apresentada, como é importante o convívio do professor de educação física na atuação de forma pratica no funcionamento escolar, junto ao corpo docente, tendo conhecimento das formas trabalhadas no ambiente escolar, ele pode propor novas metodologias para o processo ensino aprendizado como o uso de tecnologias. Nesse contexto iremos observar como poderemos usufruir de algumas tecnologias a nosso favor, temos várias possibilidades de construir melhorias em relação à evasão escolar deixando a aula mais prazerosa.

Podemos perceber que a tecnologia está presente em nosso cotidiano, e com a pandemia a tecnologia está auxiliando nas aulas on-line. Iremos abordar também os temas transversais contemporâneos, a relação da equipe pedagógica e administrativa e desenvolver planos de aula em nossa área

Vale ressaltar também a importância do estágio,  é a primeira experiência e um momento muito importante para o desenvolvimento da carreira de todo profissional. Além disso, o programa de estágio permite a troca de experiências, bem como o intercâmbio de novas ideias, conceitos, planos e estratégias. É o momento de tirar dúvidas e resolver situações problemas que aparecem naturalmente durante as aulas.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Ao ler o texto constatei que o estágio probatório é  uma etapa fundamental no desenvolvimento e aprendizagem do aluno, é o primeiro contato com as funções da profissão escolhida. O estudante desenvolve experiência por conta do estágio, maturidade e enriquece a bagagem profissional e pessoal.

Mais do que ganhar experiência, ele possibilita para os estudantes conhecimento, competências e uma relação prática da teoria vista em sala de aula. Além disso, o estágio facilita a entrada no mercado de trabalho e garante que o aluno aprenda de maneira mais utilitária os campos de atuação da sua profissão, O estágio faz parte do processo de formação de todo o curso de graduação, e auxilia o estudante para se preparar melhor para o futuro profissional que o espera. Tem como principal objetivo colocar em prática todo o conhecimento teóricos adquiridos durante a faculdade.

Período do estágio supervisionado possibilitará ao futuro professor colocar em suas práticas pedagógico o que ele vem construindo durante sua formação, tendo assim uma visão sobre sua importância como profissional responsável por educar e refletir sobre o ambiente escolar ao qual estão inseridos, e este também possibilitarão a sanar as dúvidas que tendem a aparecer e a melhor forma de conduzir as aulas de acordo com as situações e dificuldades que virão nesse período do estágio supervisionado.

Na sala de aula, o aluno aprende a teoria. Mesmo com trabalhos, seminários e atividades que simulam a prática profissional, a graduação não é suficiente para que o estudante conheça o dia a dia da profissão. Ao lidar com as situações adversas do cotidiano no ambiente de trabalho, o estagiário aprenderá a aplicar o conhecimento adquirido, de forma colaborativa e interdisciplinar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (160.2 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com