TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DO TEXTO HISTÓRIA DA PSICOLOGIA JURÍDICA E SEUS CAMPOS DE ATUAÇÃO

Por:   •  22/5/2020  •  Resenha  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

                                           

Resenha Crítica do texto História da Psicologia Jurídica e seus campos de atuação.

Curso: Direito

Disciplina: Psicologia Jurídica

Prof° Me: Rosemeri Simon Bernari

Aluno (a): Bruna Fátima da Costa Pena

Matrícula: 06010006097

Data: 09/03/2020

No artigo “Um Breve Histórico da Psicologia Jurídica no Brasil e seus Campos de Atuação”, os autores têm como objetivo discutir e apresentar o começo da participação da psicologia no ramo judicial do Brasil, onde teve uma entrada gradual e lenta por algumas vezes de forma informal, por meio e trabalhos voluntários. Sua inserção foi no meio penitenciário, onde o objetivo era a avalição os criminosos, seus trabalhos eram vistos apenas como a efetivação de testes como se fossem operações matemáticas.

O artigo apresenta de forma clara a participação efetiva da psicologia jurídica na área criminal em geral, onde antigamente era vista apenas como exames e avaliações, e atualmente o psicólogo se utiliza de estratégias de avaliações com seus objetivos bem definidos, onde buscam encontrar respostas para seus “problemas”. Contudo, apesar do psicólogo que atua nesse campo poder chegar a conclusões sobre as medidas que devem ser tomadas para com um criminoso, ele apenas pode recomendar soluções para os problemas apresentados e não determinar os procedimentos jurídicos que devem ser tomados.

Apesar de salientar toda importância e participação desta no meio judiciário, também é apresentado a defasagem desse assunto como matéria para as instituições de ensino superior, informando de que na área acadêmica do curso de psicologia, essa disciplina em maioria é apresentada como matéria opcional e com carga horaria bem reduzida, um pouco diferente dos cursos de Direito, onde ultimamente apesar ainda de sua carga horaria ser reduzida, se tornou quase que uma disciplina indispensável.

Em seu desenrolar os autores apresentam os principais campos de atuação da Psicologia Jurídica, onde se predomina em confecções de laudos, pareceres e relatórios onde desempenham atividades de cunho avaliativo e de subsídio de informações para os magistrados. De maneira grosseira ela atua em questões que envolvem divorcio em si e todo seu desenrolar até atuações em áreas de mais periculosidade envolvendo criminosos e doentes mentais.

Por fim os autores em suas considerações finais, concluem que esse ramo da psicologia ainda é muito recente e por conta disso ainda se encontra muita dificuldade em obter referencias relacionadas e esses assuntos, principalmente artigos científicos. Mas de forma geral ressalta a importância e necessidade de que essa área se interligue junto a advogados, juízes, promotores, assistentes sociais e sociólogos, a fim de ultrapassar as barreiras das ciências psicológicas e assim poder aumentar a compreensão sobre o agir humano.

Apesar de esta área ser considerada recente pelos autores, se conclui que ela é de fundamental importância para a construção de uma sociedade mais humana, onde busca realizar os julgamentos e decisões finais não apenas julgando os atos, mas sim os fatores que estão envolvidos por trás das ações cometidas, assim podendo contribuir para que ocorra um julgamento correto e que caso seja necessário, ocorra ações que proporcionam uma melhor qualidade de vida para os indivíduos. Bem como em casos familiares que busque contribuir para que ocorra os menores danos possíveis, tanto psicológico quanto financeiro para as partes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com