TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre o filme "Os filhos do silêncio"

Por:   •  10/6/2018  •  Resenha  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

Resenha sobre o filme "Os filhos do silêncio"

Disciplina: Libras

Docente: Priscilla Kelly

Discente: Caroline Oliveira de Souza

Duque de Caxias

2018

O filme tem como cenário central uma escola voltada para surdos de diferentes idades e níveis de escolarização, além dos alunos serem surdos existem alguns funcionários. Bem no início da trama o professor James é contratado, um fato muito importante foi a fala do diretor da instituição ao professor recém contratado: "mas ninguém está querendo mudar o mundo por aqui ... apenas tentando ajudar algumas crianças surdas ... todo resto é deslumbramento".

A fala demonstra que mesmo a escola sendo especial, voltada para surdos, não necessariamente esses alunos serão integrados nas metodologias desenvolvidas e que ações que possam a ser implementadas para atingi-los são menosprezadas pela escola. Essa falta de integração, interesse e a não participação dos alunos pôde ser vista por James.

Ele ao se deparar com essa situação tentou se aproximar dos alunos de diversas formas para melhorar a comunicação oral e gestual dos mesmos, pois alguns dos surdos eram oralizados. A metodologia mais aceita foi através da música, o docente selecionava algumas músicas e retirava pequenos fragmentos. Esses eram repetidos diversas vezes pelos alunos não oralizados, e quando existia dificuldade na repetição suas mãos eram colocadas sob a caixa de som para que pudesse sentir as vibrações sonoras.

James conhece Sarah, a faxineira surda que teve toda a sua escolarização ali, e tem um relacionamento amoroso. Ela era uma aluna exemplar durante sua vivencia escolar, mas foi desvalorizada e desestimulada a buscar uma carreira profissional e a se oralizar. Ela se apresentou como mais um desafio para ele, pois Sarah foi rejeitada pela família por conta da sua deficiência auditiva e ridicularizada diversas vezes pela irmã e seus amigos quando tentava falar, por conta disso negava qualquer ajuda do professor.

O filme ressalta o preconceito que esses alunos e Sarah sofriam, mesmo que eles estivessem em um ambiente preparado, ainda assim eles não eram integrados e até subestimados pelos pais e a organização escolar. Demonstrando que a sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com