TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE TERRORISMO

Por:   •  16/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Dados de Identificação                                                                

 Disciplina: Práticas Interdisciplinares                 

 Professora: Dina Da Rocha Loures Ferraz

 Aluna: Rebeka Daianna Silva Lobo            

 Período Letivo: 2018/1

RESENHA SOBRE TERRORISMO

O perfil dos terroristas está aliado a questões religiosas e brigas políticas, geralmente são homens, com idade entre 20 e 27 anos, possuem baixa escolaridade e são desempregados. Geralmente, os terroristas não escolhem perfil especifico de vítimas, eles preferem atacar lugares movimentados e países que não seguem os ideais deles.

Dados afirmam que existem mais de 20 mil jihadistas recrutados, vindos de mais de 90 países diferentes. Com o desenvolvimento da ciência e tecnologia no século XX, as ações terroristas passaram a ter um maior alcance e poder, através de conexões globais sofisticadas, uso de tecnologia bélica de alto poder destrutivo, redes de comunicação, etc. Sabe-se que a internet é o meio de recrutamento mais comum entres os grupos terroristas, pois ele gera grande resultado em pouco tempo. A preocupação do Estado Islâmico com a propagando e a promoção de conteúdos persuasivos é tão grande que, segundo o Washington Post, as cenas de batalha e as decapitações públicas levadas a cabo pelos terroristas estão tão pensados e encenados que os guerrilheiros e carrascos muitas vezes protagonizam a cena em vários takes, lendo discursos escritos em papéis propositadamente ocultos das câmaras.

Os principais grupos terroristas são: Talibã, Al-Qaeda, Boko Haram e Estado Islâmico. A base de atuação do Talibã é Kandahar, no Afeganistão. O grupo mantém forte influência no país e também no noroeste do Paquistão, onde mantém campos de treinamento de terroristas. O Talibã combate o governo do Afeganistão para voltar ao poder. Mas é só uma fração do que já foi no passado. Al-Qaeda quer dizer "a base". Surgiu em 1988, na Arábia Saudita, e foi a primeira a internacionalizar o terror, criando uma rede com células espalhadas pelo mundo inteiro. Uma estrutura descentralizada que tem hoje cerca de 20 mil militantes. Boko Haram quer dizer "educação ocidental é pecado". Eles querem acabar com a influência do Ocidente e pra isso atacam escolas, sequestram estudantes, matam professores e destroem os prédios. O Boko Haram se espalha também por Chade, Níger e Camarões. O grupo terrorista que mais assusta hoje é o Estado Islâmico. Nos últimos três anos e meio, os extremistas se aproveitaram do vazio de poder criado pela guerra civil da Síria e tomaram grandes áreas, inclusive campos de petróleo que ajudam a financiar o terrorismo. Hoje, o Estado Islâmico domina mais de 30% da Síria e avança sobre o Iraque, onde domina, por exemplo, Mossul, a segunda maior cidade do país.

Terrorismo não é um tipo penal definido no direito brasileiro nem do Direito Internacional. A expressão “terrorismo” é imprecisa, politicamente condicionada e frequentemente impregnada de passionalismo, em particular depois dos atentados que destruíram o World Trade Center. O Brasil ratificou as principais convenções internacionais sobre o tema e colabora ativamente em vários cenários – na ONU, na OEA e no Mercosul. Ainda que a palavra ‘terrorismo’ seja citada na Lei de Segurança Nacional, e na própria Constituição do país, que qualifica o terrorismo como crime inafiançável, não existe, na legislação brasileira, uma definição de terrorismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com