TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO O QUE É CULTURA

Por:   •  8/3/2017  •  Resenha  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 7

A humanidade está marcada de modos diferentes de contatos e conflitos sociais, ao longo da história são visíveis as transformações que passam as culturas, seja internamente ou por interferência externa. Sendo assim, para discutir sobre cultura é preciso ter em mente toda a diversidade da humanidade, pois são várias as características que unem e diferenciam as culturas. Esta, diz respeito à humanidade como um todo e ao mesmo tempo a cada um dos grupos, nações, sociedades e povos.

Cada realidade cultural tem sua lógica estrutural interna, ou seja, cada cultura trás o seu próprio modo de vida, que nós devemos entender e respeitar sem preconceito apenas por ser diferente da nossa, oferendo uma plataforma firme para o respeito e a dignidade nas relações humanas. A necessidade de se estudar cada cultura em particular não pode desvincular a necessidade de considerar a relação entre elas, se é preciso pensar em vários grupos significa que estão em interação.

A discursão sobre cultura pode fazer pensarmos sobre nossa própria realidade social. É um tema importante e repleto de equívocos e armadinhas. O desenvolvimento dos grupos humanos se fez segundo ritmos e modalidades diversas já se discutiram maneiras de ordenar essas culturas, a europeia e a chinesa, por exemplo, pode traças grandes mapas históricos, mas não é possível realizar o mesmo com várias outras logo, o esquema não foi bem sucedido. Apesar de haver uma base, cada cultura tem sua história particular, não é possível estabelecer uma sequência física.

O autor afirma que outro equívoco é que a observação de outras culturas se faz a partir dos pontos de vistas da cultura do observador, sendo assim tudo relativo. Só é possível respeitar a diversidade cultural se entender a inserção das culturas particulares na história do mundo, não há nada que diga que uma cultura é superior a outra, há apenas processos históricos que as relacionam e estabelecem marcas verdadeiras e concretas entre elas.

A questão não é apenas pensar na evolução das sociedades humanas, mas entender a história na humanidade. É certo que as culturas se relacionam de modo desigual e não já como refletir ignorando essas desigualdades, mas é necessário reconhece-las e buscar sua superação.

Existe um senso comum entre as discussões sobre a relação de entre culturas de sociedades diferentes quando se pensa sobre a cultura de uma sociedade participar. Não faria sentido estudar uma sociedade de forma isolada, já que está faz parte de processos sociais mais globais. Assim, um estudo de culturas de sociedades diferentes ou no interior de uma sociedade mostra que a diversidade não implica em dizer que tudo é relativo.

Desde o último século há preocupação em estudar as culturas e se aceleraram com o contato entre povos e nações. Cultura pode pode significar muitas coisas, mas o que importa é pensar sobre os motivos de tanta variação é localizar temas e ideias sobre os quais elas se sustentam.

Há duas concepções básicas de cultura: a primeira se preocupa com todos os aspectos de uma realidade social, embora a palavra possa ser usada de maneira genérica ela é mais usual quando se trata de povos e realidades sociais diferentes da nossa, e a segunda ao conhecimento, as ideias e as crenças, nesse caso a cultura diz respeito a uma esfera, um domínio da vida social. Ambas as concepções levam a que se entenda que a cultura é algo parado, mas na realidade são dinâmicas.

A variedade dos modos de vida é um elemento fundamental das preocupações com cultura, sendo considerada uma questão antiga, já as preocupações sistemáticas são bem mais recentes. Há dois aspectos principais ligados à consolidação das preocupações com cultura: no século XIX se tornou dominante uma visão laica e a expansão das culturas europeias, que subjugavam povos e nações.

Antes a concepção de cultura estava relacionada a particularidades da nação alemã, podia ser vista como a expressão de uma nação que não tinha Estado. Nos Estados Unidos e na América Latina as preocupações partem das reflexões sobre a realidade desses países, nesses países as discussões sobre cultura sempre se referem a uma história de contribuições de múltiplas origens.

Há algumas preocupações quando se trata de cultura. A cultura pode se referir a algo dominante ou a qualquer cultura, sendo que o texto adota a segunda maneira, considerando cultura todas as maneiras de existência humana. Ao longo dos tempos, cultura e civilização foram queda sinônimas, mas cultura possui um sentindo mais amplo.

Existem duas concepções básicas de cultura: tratam da totalidade das características de uma realidade social ou dizem respeito ao conhecimento que a sociedade, povo, nação ou grupo social tem da realidade e a maneira como de expressão. A partir dessas concepções que se origina a maneira de entender cultura. Com toda a interação entre povos, diminui a possibilidade de falar em cultura como totalidade, pois há compartilhamento de características fundamentais. Esta, esta ligada à aspectos não materiais, assim, passa a ser entendida como uma dimensão da realidade social. A dimensão é do conhecimento em um sentido ampliado, é todo conhecimento que uma sociedade tem sobre si mesma. É preciso tomar cuidado com o simbolismo, não tendendo ao exagero e coempções erradas.

Cultura é a dimensão do processo social, ou seja, diz respeito a todos os aspectos da vida social, além de ser histórica. As preocupações atuais com a cultura são ligadas com a civilização ocidental e em casa sociedade possui seu grau de importância. Discutir esse assunto é discutir o processo social completo, tendo em mente a mudança como um aspecto fundamental.

Uma característica comum das sociedades contemporâneas é a grande diversificação interna, isso ocorre porque a população se posiciona de maneira diferente no processo de produção. A diferenciação é bem complexa, pois há diferenças até dentro das próprias classes sociais, mas as distinções entre essas classes sociais nem sempre são nítidas na vida cotidiana. Devemos ter noção de como tratar a dimensão cultural em nossa própria sociedade.

A partir do final da idade media, surge uma ideia de refinamento pessoal, a cultura se transformou na descrição das formas de conhecimentos dominantes, era o conhecimento erudito que só tinham acesso as classes dominantes. Esse conhecimento erudito era contraposto pelo conhecimento da maioria da população, a cultura popular. A cultura popular é pensada sempre em relação a cultura erudita, ou seja, a cultura popular são manifestações culturais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com