TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Geral Módulo IV - Seminário IV

Por:   •  24/7/2017  •  Seminário  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 5

IBET SANTOS                                                        29.09.2016

MÓDULO - CONTROLE DA INCIDÊNCIA TRIBUTÁRIA

SEMINÁRIO IV – IMUNIDADE E NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO

Relator (a) Geral: Jade Thomaz Veloso

Grupo A: Daniella Saito , Laila, Caio, Jade ( relatora), João;

Grupo B: Marina , Rudney (relator), Celia,;

Grupo C: Lays (relatora), Rafael, Yuri, Jonathan, Marcelle;

1 – Na sua opinião, são imunes: (a) quanto ao ISS: os serviços de guarda e estacionamento de veículos automotores prestados por entidades religiosas; (b) quanto ao IPTU: o imóvel destinado à locação, pertencente à mesma entidade; e os cemitérios particulares (vide anexo IV); (c) quanto ao ITR: as áreas de reserva indígena. Justifique sua resposta

Grupo A: O primeiro grupo definiu imunidade como regra de estrutura que limita a competência constitucional dos entes políticos. Passando para a análise do itens o grupo conclui que:

  1. Houve divergência, uma parte do grupo entendeu que os serviços de guarda nem como o estacionamento não são imunes por desvirtuarem da atividade essencial que é imune constitucionalmente. A outra parte do grupo entende que seriam imunes porque a receita obtida da atividade seria revertida e aplicada na atividade essencial. Os pontos de divergência se restringiram ao corte de abrangência da atividade essencial, apesar da CF não fazer essa menção expressa.
  2. O grupo divergiu da mesma maneira que o item anterior, pelos mesmos motivos, a atividade essencial.
  3. Nesse item o grupo concorda com a imunidade descrita uma vez que as áreas de reserva permanente são propriedade da União com cessão para a comunidade indígena.

Grupo B:

  1. O grupo não discordou, firmou o entendimento com base no disposto no artigo 150, VII, “b” e §4º da CF de que os impostos acima descritos são imunes e ainda salientou que as imunidades concedidas devem respeitar a destinação constitucional e serem vinculadas a atividade essencial.
  2. O grupo concordou pelos mesmos fundamentos do item “b” e relatou que ainda que o terreno for locado por terceiros e aparentemente colidir com princípios constitucionais como o da livre concorrência, não temos menção expressa na CF que proíba ou restrinja esse contrato.
  3. Quanto ao ITR o grupo mais uma vez em consonância, estabelece que o artigo 20, XI c/c com o 150 VI, “a” ambos da CF consubstanciam a imunidade uma vez que o terreno em questão é de propriedade da União.

                 

Grupo C:

  1. Primeiramente. o grupo partiu da premissa que imunidade é incompetência expressa das pessoas de direito constitucional de instituir tributos específicos. Ao analisar o item em questão o grupo concordou que em relação ao ISS a atividade é imune porque o produto do serviço ( renda) será revertido para a igreja e sua atividade especifica.
  2. Com relação ao IPTU o grupo explica que os valores locatícios constituem renda que será revertida à finalidade essencial da atividade descrita constitucionalmente e, portanto gozaria de imunidade. Com relação aos cemitérios particulares o grupo não segue o mesmo entendimento e não concorda com a concessão da imunidade uma vez que a exploração das entidades é apenas econômica sem cunho religioso.
  3. O ITR é imunizado uma vez que os índios detém apenas a posse de áreas pertencentes à União.

                 

2 – Entidade assistencial importa bem destinado a seu laboratório de pesquisas, bem como equipamento de informática para revenda. Tais bens são imunes ao imposto de importação, ICMS e IPI? Adquire ainda, no mercado interno, ambulância destinada ao atendimento de pessoas carentes. Alega ser contribuinte de fato do ICMS e IPI incidentes sobre a operação e que, em face da sua condição de entidade imune, não estaria sujeita a oneração por tais impostos. Procede a alegação da entidade?

Grupo A: Nesta questão o grupo optou pelo entendimento literal da legislação que menciona imunidade apenas para renda, patrimônio e serviços, não ficando a entidade de assistência social imune aos demais tributos.

Com relação a alegação da entidade o grupo firmou o entendimento seguindo a linha da improcedência uma vez que ela é apenas contribuinte não configurando o polo passivo da relação tributária.

Grupo B: O grupo atribui imunidade apenas ao ICMS e ISS não sendo extensiva ao imposto de importação obedecendo aos preceitos do art. 14 §2º do CTN. No caso da ambulância o entendimento é que irá incidir a tributação uma vez que o veículo foi adquirido no mercado interno e a entidade é contribuinte de fato. Ainda ressalva que a tributação poderá ser alvo de lei específica que isente, mas não terá respaldo constitucional de imunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com