TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: A qualquer preço - Steven Zaillian

Por:   •  17/11/2017  •  Resenha  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha:  “A qualquer preço”  - Steven Zaillian

“A qualquer preço" é um filme que relata uma história verdadeira e muito preparativa. Tem como protagonista um advogado (Jan Schlittman) que junto com seus sócios almeja lucro independente das consequências a outrem. Ele convence os acidentados e familiares a propor ação de indenização contra as empresas que causaram os acidentes e com isso, fica rico. Mas tudo muda quando ele concorda em representar oito famílias cujas crianças morreram em virtude de duas empresas terem contaminado a agua com produtos tóxicos que abastece a cidade.

A principio ele vê neste caso, mais uma possibilidade de enriquecer. Leva a ação às últimas consequências e acaba perdendo tudo que ganhou. Seus sócios o abandonam e ele prossegue sozinho. Desiste de levar o caso à Suprema Corte e faz um acordo por não dispor de meios financeiros suficientes para continuar com a ação.

Jan fica desesperado diante do presumível fracasso financeiro e profissional. A partir dai então, começa a ver a situação com outros olhos, vendo o outro lado, enxergando que lucrar não é o mais importante em uma causa, principalmente nesta onde muitas crianças morreram, e tal ato das empresas havia gerado inúmeros problemas e infelicidades incontestavelmente maior do que adquirir mais dinheiro. A fim de reverter à situação, envia documentos a uma ONG de defesa do meio ambiente, que reabre o caso.

O filme foi uma historia real, e no fim, mostra tudo que ele perdeu e reconquistou, para aprender a se tornar um grande advogado.

Os fenômenos jurídico e econômico estão intimamente relacionados, como adiante será demonstrado, todavia, a doutrina não desenvolve com suficiente aprofundamento. Fez-se necessário recorrer à Sociologia Jurídica, foi esta ramificação do direito que apresentou maior discussão sobre o assunto.

O filme aborda sobre varias áreas do Direito, como a administração, as ambientais, a filosofia e as ciências sociais. Mas, além disso, traz no inicio a imagem que muitos têm dos advogados como uma pessoa gananciosa que tira proveito do seu saber para lucrar cada vez mais sem se importar com o que de fato deveria ser o importante. Porém isso muda com o passar do filme, pois, aquele mesmo advogado, se torna outro, uma pessoa consciente, justa, a fim de ajudar quem precisa realmente, e garantir os direitos de todos, e com isso, se torna um grande advogado e alcança o sucesso e reconhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com