TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha "As Duas Faces de um Crime"

Por:   •  12/11/2016  •  Resenha  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  1.624 Visualizações

Página 1 de 3

Nesse trabalho, analisaremos o filme “As Duas Faces de um Crime”, dirigido por Gregory Hoblit. O filme narra a história de um jovem de 19 anos chamado Aaron Stampler, que se vê envolvido no assassinato do arcebispo de Chicago Richard Rushman, com 78 facadas, fato esse que o fez ficar conhecido como o “Carniceiro de São Miguel”. Analisando o filme com o olhar voltado para a psicologia, podemos concluir que o caso do coroinha Aaron, que assassinou o arcebispo, trata-se de um caso de sociopatia com dupla personalidade (pág. 105). Podemos perceber que nele, existem duas personalidades, a dele própria, no caso o próprio Aaron, que era dócil e pacato, e também, se prestarmos melhor atenção aos depoimentos dados a psicóloga, notaremos que Aaron se sentiu, durante a infância, abandonado e por isso criou Roy, que é a personalidade má, uma personalidade mais forte capaz de defendê-lo nas situações difíceis (pág. 119).

Podemos notar também que o advogado Martin Vail, que pegou o caso, percebeu o potencial publicitário dessa causa, e só por isso pegou o caso, pois como se preocupava muito com sua carreira, viu que seria de grande valia pega-lo, de forma narcisista, como o texto nos explica, que cria um comportamento concentrado em suas próprias conquistas. Por isso, ele decide representar Aaron de forma gratuita (pág. 101).

O filme nos relata também outro transtorno, que foi descoberto através de um vídeo, onde descobre-se que o arcebispo Rushman era um pedófilo (pág.134). “Pedófilo é a preferência sexual por crianças geralmente de idade pré-puberal ou no início da puberdade”. Se esconde atrás de seu jeito bondoso e sempre disposto a ajudar as crianças, ele estava disposto a realizar seus desejos sexuais com elas. O arcebispo também possuía um emocional instável, oscilando entre o bem e o mal, pois na frente da população ele era um exemplo de homem, porém quando não estava exposto a sociedade, apresentava transtornos sexuais. (pág.105)

Outro tipo de transtorno que o filme nos mostra, é o transtorno da ansiedade. Esse está relacionado a ex-assistente de Vail, Janet Venable, onde também é manipulada por ele. O transtorno de ansiedade é o mais comum entre todos os outros transtornos psiquiátricos, ele é relacionado ao estresse e é um estado emocional de apreensão, uma expectativa de que algo ruim aconteça, acompanhado por várias reações físicas e mentais desconfortáveis (pg.114

No final do filme, percebemos também que Aaron possuía uma personalidade antissocial, também conhecida por psicopatia, sociopatia, transtorno de caráter, transtorno sociopático ou dissocial, esse transtorno é o que define que as pessoas não conseguem se adaptar à sociedade, sentindo a necessidade de ser diferente. Apresenta-se nesses indivíduos, muitas vezes um defeito de caráter no aspecto de reconhecimento do outro. Os processos mentais não se estruturam de forma adequada, fazendo com que eles tenham um transtorno de conduta, sendo insensíveis as necessidades dos outros, colocando suas ambições e desejos em primeiro lugar, geralmente de forma mísera e cruel (pág. 105), pois a personalidade de Aaron, conhecida como Roy, diz ao advogado que ele havia matado o arcebispo, e também que ele inventara Aaron, a fim de escapar da cadeia, mostrando-se que ele não possuía somente o emocional instável

CONSIDERAÇÕES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com