TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Direito Tributário Internacional

Por:   •  13/10/2020  •  Resenha  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Pós-Graduação em Direito e Planejamento Tributário

Resenha Crítica de Caso

LETICIA FERREIRA MARINHO

Trabalho da disciplina Tributação sobre a Produção e Consumo

Tutor: Prof. Carlos Eduardo Annechino M. Miguel

Recife/ PE

2020

CASO:

O Brasil sob Lula: Pela estrada de tijolos

Referência:

Referência: MUSACCHIO , Aldo .O Brasil sob Lula: pela estrada de tijolos amarelo. Harvard Business School,712- p.03, 15 mar. 2008.

BREVE SÍNTESE DO ARTIGO:

Nascido no Nordeste do país, especificamente na cidade de Garanhuns, Pernambuco, Luís Inácio Lula da Silva surgiu com representante dos mais pobres, além de ser tido como a esperança de menor desigualdade entre as classes sociais existentes no Brasil. Mudou- se com sua família para o estado de São Paulo aos 5 anos de idade.

Lula, deu seus primeiros passos na vida política ao participar de movimentos sindicais. Foi preso e torturado por fazer parte de protestos contra o regime militar.

Posteriormente, elegeu-se como deputado na década de 1980. Candidatou ao cargo da presidência do Brasil no ano de 1989, mas perdeu para Fernando Collor.

O governo Collor foi marcado por duras críticas, despesas, inflação, taxa de juros elevadas, por fim, ele sofreu impeachment, acusado de corrupção.

Esse cenário acalmou-se com o surgimento do Plano Real, criado na época do presidente Henrique Cardoso. A estabilidade voltou após a crise! O sucesso de FHC durante o primeiro mandato impediu que Lula chegasse mais uma vez à cadeira da presidência. O almejado cargo de presidente só foi alcançado por Luís Inácio nas eleições de 2002.

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O ARTIGO

É possível identificarmos o três pilares estratégicos do presidente Lula, quais sejam: estabilidade econômica, forte incentivo à exportação e distribuição de renda. O presidente acreditava que a estabilidade de preços, responsabilidade fiscal e redução da vulnerabilidades externas do governo trariam a estabilidade almejada. Ele ainda seguia a ideia de que o governo trabalharia como ambiente doméstico, onde não se pode gastar mais do que se ganha.

Seguindo nesse cenário, Lula tinha como um dos objetivos a exportação, para que isso acontecesse, negociava com países como Estados Unidos e Europa, com o intuito de reduzir tarifas e alavancar a economia brasileira.

Precursor do Grupo G20, fortaleceu laços entre Brasil e MERCOSUL e ampliou a relação com a China.

Redução da pobreza e da desigualdade social eram sua grande aposta para um governo melhor. A partir de então, realizou programas sociais como aposentadoria para trabalhadores idosos rurais e informais, benefício de prestação continuada, programa Bolsa Escola, rebatizado em seu governo de Bolsa Família. Tudo isso ajudou na redução da desigualdade social e aumentou a renda da população.Com criatividade, as empresas foram se adaptando e atendendo aos clientes das diferentes classes sociais, que possuíram poder de compra a partir de então.

Redução da informalidade, burocracia, melhorias do ambiente macroeconômico, melhoria na eficiência de serviços públicos como segurança, educação, infraestrutura, eram apenas alguns desafios durante o governo Lula. As tantas reformas que Lula desejaria fazer, dependeriam do congresso.

O termo brick significa tijolo, uma referência a Bric, bloco econômico composto por Brasil, Rússia, Índia e China.

Ao usarmos a analogia da história de Frank Baun, escritor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com