TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DO CASO “PROSPECÇÃO INTERNACIONAL EM CALÇADO ESPORTIVO”

Por:   •  6/2/2021  •  Resenha  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO: CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO

RESENHA CRÍTICA DO CASO “PROSPECÇÃO INTERNACIONAL EM CALÇADO ESPORTIVO”

JULIANA GRIMA DOS SANTOS

TRABALHO DA DISCIPLINA DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

        PROFESSORA: DANIELA DE OLIVEIRA DUQUE ESTRADA DE LA PENA

                             

CUIABÁ, MT.

                                                                          2020

RESENHA CRÍTICA DO CASO DE HARVARD “PROSPECÇÃO INTERNACIONAL EM CALÇADO ESPORTIVO: NIKE E REEBOOK”

A análise do caso trata-se das vendas de calçados esportivos no mercado norte-americano considerando os Estados Unidos o maior mercado único do mundo, onde a Nike e a Reebok eram empresas bem vistas graças às campanhas publicitárias realizadas pelos grandes atletas de renomes pelo mundo.

Há uma estimativa que as vendas de calçado esportivo totalizaram $11.6 bilhões e dólares, três vezes o índice do ano de 1982, a base em Oregon da Nike era de 31.8% no mercado de calçado e a Reebok com base em Massachusetts com 21.1% do mercado.

Como nos traz o texto tanto a Nike quanto a Reebok, a cada dia que passa sua tendência é crescer cada dia mais, elas que tanto usam e abusam dos direitos trabalhistas e humanos. As empresas atuam em países populosos e a sua maioria que é população de baixa renda como, por exemplo, os países: Índia, Tailândia, Coréia, China e até mesmo o Brasil, países esses que possuem um baixo custo abundante, e a partir daí acabam ajudando tanto a Reebok quanto a Nike a manterem esse valor mínimo para sua produção.

O baixo custo nos países Asiáticos, fazem com que essas empresas tenham cada vez mais interesse para que seja firmado contrato devido, pois, a sua mão de obra é absurdamente abaixo do valor do mercado, tanto a Níke quanto a Reebok no caso não faziam o gerenciamento devido a sua operação de fabricação, as atividades não eram fiscalizadas tornando-as omissas e depravadoras no que tange as questões trabalhistas. E para seguir o cronograma de entregas, as empresas contavam com a Coréia do Sul, Taiwan, China, Indonésia, Tailândia e Filipinas, que produziam calçados conforme atribuições corretas e ofereciam um bem de extrema qualidade. Analisando pelo ponto de vista econômico o que se nota é que o grande sucesso das marcas é devido a grande mão de obra barata dos países da Ásia, ao manufaturamento dos produtos, à logística e a evolução das redes dos fornecedores.

A AAFLI (Instituto de trabalho livre americano) acusou a contratada da Nike por exploração do trabalho aos seus empregados alegando que estavam trabalhando além do horário normal, que estavam violando o trabalho infantil e não estavam respeitando o trabalho feito pelas mulheres, houve um relato de uma funcionária de uma das contratadas da Nike, onde ela expõe que ela e outras indonésias estariam amedrontadas com seu gerente pelo fato do tratamento que eles tinham com seus funcionários, o que os gerentes alegavam é que não ocorria a exploração infantil e nem desvio nas regulamentações laborais estando tudo de acordo com a “norma”, mas segundo os funcionários eles não estavam sendo permitidos em hipótese nenhuma a sair da fábrica durante a jornada de trabalho por qualquer motivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (44.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com