TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Maccomick

Por:   •  11/7/2021  •  Resenha  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha crítica:  MACCORMICK, Neil. La argumentación silogística: una defensa matizada.

        Inclinado à defesa do silogismo como estrutura relevante para se pensar o raciocínio jurídico e a teoria da argumentação jurídica, o autor se propõe a pensar a prática jurídica enquanto realidade que opera pela subordinação entre norma jurídica, dotada de universalidade, e elementos particulares da realidade fática, os quais serão selecionados pela norma. Partindo da leitura acerca do silogismo, reconhece a seleção da relevância jurídica de determinados fatos conforme estes são explicados silogisticamente em relação à norma, apesar de reconhecer certas limitações para esta forma de raciocínio no campo jurídico.

        Sob a perspectiva da lei escrita, encara a estrutura normativa enquanto conjunto de seus  enunciados de onde é possível retirar teor normativo. A argumentação, então, denotaria relevância para o âmbito jurídico ao incluir necessariamente esse teor normativo em sua estrutura, isto é, ao justificar o raciocínio dos fatos - de uma defesa, ou decisão, por exemplo – conforme seu enquadramento específico dentro das premissas postas pelo ordenamento jurídico. Nessa linha de pensamento, ter ou não ter direito à concretização de determinada pretensão obedece o pensamento de ser ou não compatível com uma lei ou disposição específica.

        Importante questão que o autor aponta é sobre o que se deve considerar como fato relevante para adentrar a argumentação e o discurso jurídico, cuja resposta entende MacCormick estar atrelada diretamente à lei, visto que esta é a premissa maior na qual se sustenta o fato particular, ou, pelo menos, de onde a pretensão inicial de um particular emerge. Tal pretensão é, então, resultado do silogismo, e justifica-se por estar em concordância aos moldes do Direito. Desse modo apresenta o caráter lógico-dedutivo da argumentação jurídica. A ausência de lógica, consequentemente, se daria na impossibilidade de enquadrar, ou comprovar, a adequação do fato ao texto normativo, realizando os meios probatórios um papel fundamental nesse sentido.

        A argumentação, mediante seleção de fatos e adequação lógica-dedutiva destes às premissas normativas, pode ser visualizada facilmente em casos que, à primeira vista, não demandam complexos exercícios de interpretação, seja dos elementos fáticos, seja dos enunciados normativos. No entanto, por não haver apenas casos simples na prática judicial, também enfrenta-se problemas que fogem do procedimento lógico-dedutivo, pertencentes à lógica do ‘senso comum’, como a adequação à valores que o Direito guarda, bem como problemas de interpretação do próprio sentido da norma e do fato selecionado. Sustenta, diante disso, que a estrutura formalmente correta, tal qual é a silogística, pode ser observada mesmo na presença de incorreções argumentativas ou procedimentais. Ainda assim, reclama pela relevância do silogismo na argumentação jurídica.

        Voltando-se à problemática da interpretação nas decisões judiciais, tendo em vista que estas se apresentam como a justificação da seleção dos fatos enquanto congruentes ou não à pretensão jurídica que surge a partir do texto normativo. Por estarem situadas na prática judicial, configuram-se as decisões como justificativas para os sentidos apreendidos de determinadas premissas, o que de logo afasta a ideia de estarem as decisões voltadas ao reconhecimento de verdade ou falsidade dos raciocínios operados na argumentação. Nesse sentido, contribui o autor para pensar a racionalidade prática da argumentação jurídica, tendo em vista que também leva em conta a construção das narrações que darão forma do caso particular perante a norma, encarando a racionalidade prática enquanto processo que considera o contexto e as possibilidades interpretativas que este proporciona, conforme a lei dada. Não obstante o autor desconsidere a existência de certezas na resolução de problemas jurídicos, trabalhando, em vez disso, com probabilidades, a contribuição de MacCormick pode abrir caminhos para se refletir acerca do que seria descartável, ou mesmo incorreto, na prática jurídica argumentativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com