TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica O Príncipe

Por:   •  25/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

                                       

                                                Resenha Crítica


MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. São Paulo: Editora Martin Claret Ltda., 2014. 176páginas.


      A obra “o príncipe de Maquiavel”, escrito em 1512 por Nicolau Maquiavel
 um importante historiador, diplomata, filósofo, estadista e político italiano da época do Renascimento. Seu livro foi redigido no exílio e dedicado ao nobre Lourenço de Médici como tentativa de reaproximação com os governantes.
    Trata-se de um manual do absolutismo onde o autor e filósofo visa à necessidade de um monarca no governo, determinado e com pulso firme legítimo e líder que defendesse o povo sem medir esforços. Divide-se em 26 capítulos, onde organiza ações políticas as quais um príncipe deve seguir para conquistar e permanecer no poder, para ele o importante não era apenas chegar, mas permanecer na liderança. Ressalta a importância da Guerra para aguçar o nacionalismo do povo. No primeiro capítulo descreve “os vários tipos de estado e como são instituídos”. I- sobre o principiado II- sobre o principiado hereditário...
A citação “Os fins não justificam os meios” analisada com base no livro, assegura-se que ao traçar um objetivo na sua vida, é necessário cumprir e se um ato criminoso estiver integrado a seu caminho é preciso passar por esse ato transgressor, sendo assim tolerado em nome daquilo que se deve realizar, se o resultado for satisfatório aquilo será liberado. É visto em várias partes do livro que se um príncipe busca se destacar e manter-se na liderança ele deve ser temido ao invés de amado. Sendo assim, necessário usar todas as armas ao favor do seu destaque na governação.
   Dessa forma é condizente destacar que o pensamento eloquente do autor levaria inúmeros modelos de governo a gozar de tais ideologias, cujos fins evidentemente seria uma base e encaminhamento para o destaque de um líder em um Estado, de modo que seu legado ficasse registrado durante várias gerações futuras. Refere-se a uma estratégia política habilmente elaborada e ajustável até nossa época atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (88.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com