TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica "O Príncipe"

Por:   •  6/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 6

 

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO “O PRÍNCIPE”

1. Introdução

Dedicado a Lorenzo de Médici o livro “O Príncipe” foi escrito por Nicolau Maquiavel no ano de 1953, logo após ser exilado de Florença, da Itália, que deixou de ser uma república e passou a ser a ser governada por um príncipe. A obra, com 26 capítulos, aborda teoria políticas que serviu como base para inspirar a estrutura política dos tempos modernos.

2. Desenvolvimento

O livro, O Príncipe, pode ser considerado como uma obra estrategista, uma vez que aborda concepções da realidade política, descrevendo como um governante deveria agir e quais estratégias deveria usar para conseguir alcançar e se manter no poder dentro do território conquistado ou herdado, baseando-se de análises e exposições sobre fatos ocorridos nos principados da época e de grandes fatos ocorridos na história. Maquiavel descreve a política baseada em fatos reais e assim relata a sociedade como ela é, e não como poderia ser.  

Nos primeiros capítulos, o autor aborda os tipos de principado e a melhor maneira de conquistá-los sempre apresentando formas para que o príncipe mantenha seu poder e autoridade sobre estes. Os principados hereditários, segundo o autor, por terem parentesco e serem pertencentes a família, terão menos dificuldade de governar, levando-se em consideração que um príncipe natural tem menos razões de ofender seu povo. Já o principado novo, por ser totalmente novo ou acrescido ao estado hereditário que o conquistou, terá grandes problemas pois quem a conquista tem como inimigos todos aqueles que ofendeu para ocupar-se do principado, destacando a divergência das as culturas entre o novo e velho principado. Neste caso, a fim de precaver um possível conflito, Maquiavel sugere que a melhor forma de se evitar qualquer tipo de infortúnio é extinguir a linhagem de sangue do príncipe anterior e não alterar as leis vigentes e nem o fisco.

Maquiavel descreve quatro formas de se chegar a um principado pela virtude, pela fortuna, por golpe de crimes ou pelo apoio do povo ou das elites. Em seguida ele relata cada uma das estratégias sendo a primeira delas a chegada ao poder pela virtude. Quando um príncipe e fundador do seu próprio estado e quase certo que se manterá no poder sem grandes dificuldades. Já quem ganha um principado por fortuna necessitará de muito esforço para se manter, estes estarão sempre vulneráveis a mesma sorte e vontade externa que lhes deu o poder, não sabem e não podem fazer nada para manter a sua posição. Alguns príncipes chegam ao poder por meio de golpes e ações criminosas dentro de sua própria pátria, nesses casos segundo Maquiavel, os crimes devem ser feitos de uma só vez para que se ofendam menos e os benefícios devem ser feitos aos poucos para que sejam melhor apreciados. Pra chegar ao poder pelo prestígio o príncipe deve conquistar a confiança do povo levando-se em consideração que os anseios dos mesmos possuem mais legitimidade do que os da elite.  Ele destaca também que a elite quer oprimir mais, enquanto a população só não quer ser oprimida. A elite e difícil de manobrar enquanto o povo está acostumado a obedecer. Segundo Maquiavel é mais fácil se proteger da inimizade da elite, porque são poucos, do que da inimizade do povo que são muitos. Portanto um príncipe deve sempre prezar a amizade do povo fazendo com que os mesmos sempre tenham necessidade do estado e dele mesmo.

Maquiavel também trata dos meios ofensivos e defensivos que os principados se fazem valer, apresentando os tipos de exército, sendo eles próprios ou mercenários, auxiliares ou misto. Diz que tropas auxiliares ou mercenárias, são inúteis e perigosas não podendo o principado depender dos mesmos. Segundo ele um príncipe prudente deve lutar com suas próprias forças.  É melhor perder com suas próprias armas do que vencer com as dos outros. Sem ter armas próprias nenhum principado estará seguro. De acordo com o autor um príncipe deve estar sempre preparado para guerra, para não perder seu estado. Ele nunca deverá deixar se tomar pela paz, sempre deve manter o pensamento guerreiro pela ação ou pela mente. Pela ação deverão sempre manter suas tropas organizadas e disciplinadas e pela mente deverão conhecer histórias e ações de grandes homens analisando as causas das vitórias e derrotas.

Além das preocupações externas o príncipe deverá estar atento aos temores internos por parte dos súditos. Portanto devem-se atentassem as conspirações evitando ser odiado ou desprezado mantendo o povo satisfeito. Quanto mais notável for a pessoa mais alvo será de julgamentos, isso coloca o príncipe em uma situação delicada, pois suas atitudes sempre serão analisadas pelo povo devendo o príncipe sempre evitar buscar o descrédito. Para Maquiavel uma qualidade virtuosa e aquela que ajuda o príncipe a conquistar ou manter seu estado, porém o príncipe não pode temer em cair em algo que seja considerado defeito se isso for salvar ou fortalecer o seu principado. Maquiavel ainda aborda que o príncipe deve ser tão piedoso quanto possível, mas deve ter cuidado para que essa piedade não o leve a ruína, um príncipe não deve ter medo de ser considerado cruel se essa crueldade manter seus súditos unidos e leais. Ele diz ainda que entre fama de parcimonioso e esbanjador o príncipe deve optar pelo o primeiro. É melhor ser visto como uma pessoa honesta do que ter que roubar dos súditos para ter luxos, ou pior não ter recursos para poder se defender em uma guerra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com