TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Debatendo a Expropriação do Petróleo Mexicano

Por:   •  2/4/2019  •  Resenha  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Pós-graduação em Direito Público: Constitucional, Administrativo e Tributário.

Resenha do Artigo: “Debatendo a Expropriação do Petróleo Mexicano”

Nome do aluno:

Trabalho da disciplina:

Tutor: Prof.:

Curitiba/PR

2019

Resenha do Artigo: “Debatendo a Expropriação do Petróleo Mexicano”

DEBATENDO A EXPROPRIAÇÃO DO PETRÓLEO MEXICANO.

REFERÊNCIA: JONES, Geoffrey. WADHWANI, Daniel R. Debatendo a Expropriação do Petróleo Mexicano. In: Harvard Business School, 17 de junho de 2005.

Introdução

O estudo de caso de Harvard relata que o presidente do México em 1938, Lázaro Cardenas, em Março daquele ano expropriou os ativos das empresas de petróleo estrangeiras estabelecidas no país alegando que tinha sido forçado a agir para defender "a própria soberania da nação”.

Resumo

Em 18 de março de 1938, o presidente mexicano Lázaro Cárdenas anunciou a expropriação dos ativos das empresas de petróleo estrangeiras em operação no país, devido à uma disputa trabalhista entre empregados do petróleo e seus empregadores multinacionais que envolveu o conselho de arbitragem do governo e, em seguida, o Supremo Tribunal mexicano, que ficaram do lado dos trabalhadores em greve e do seu sindicato, e as empresas de petróleo - tendo feito uma série de concessões tanto ao governo quanto aos trabalhadores durante a década anterior - recusaram-se a cumprir. Para proteger a economia do país, o presidente entendendo ser sua obrigação decidiu intervir para defender a própria soberania.

Os primeiros produtores de petróleo que se instalaram no País receberam apoio generoso e amplos direitos de propriedade pelo governo anterior. Ao assumir o novo governo, a abordagem para com as empresas de petróleo e seus progenitores multinacionais tornou-se menos complacente. A Constituição mexicana lançava a base para conflitos recorrentes pelo controle, afirmando a propriedade do estado do subsolo e de todos os minerais contidos nele. Quando o governo mexicano tentou impor sua propriedade sobre o subsolo e os minerais contidos nele, as empresas e o governo mexicano discutiram sobre a questão da propriedade. As empresas afirmam que seus contratos pré-revolucionários garantiam a posse do subsolo e, portanto, o direito de miná-lo, enquanto o governo argumentava que a perfuração era uma concessão por tempo limitado (um privilégio) concedido pelo estado.

Para agravar a situação nas relações entre empresa-estado os trabalhadores dos campos petrolíferos com base na lei mexicana que garantiu aos empregados o direito de se organizarem e negociarem coletivamente, se opuseram às disparidades de remuneração, às condições de trabalho e às habitações de trabalho nativo e estrangeiro nos enclaves isolados da empresa petrolífera.

O sindicato nacional de trabalhadores do petróleo fez greve em prol de um novo contrato e as empresas petrolíferas se recusaram a negociar, foi preciso que o presidente interviesse para encerrar a greve transferindo a disputa para os canais legais existentes para a arbitragem.

O conselho de arbitragem anunciou um acordo que favorecia em grande parte às demandas sindicais, as empresas petrolíferas apelaram da decisão, mas esta foi confirmada pelo Supremo Tribunal mexicano.

Paralelo a esses eventos, a economia mexicana começava a se deteriorar mais uma vez. Temendo um completo colapso econômico e político no caso de uma interrupção prolongada da produção de petróleo, irritado pela rejeição das empresas à decisão da Suprema Corte, Cárdenas exerceu seus poderes sob a Lei de Expropriação do México de 1938, que concedeu ao presidente o poder de tomar (e compensar) propriedade privada em casos de necessidade ou utilidade pública.

Crítica

Trata-se o artigo de um caso típico de expropriação de um Estado soberano em virtude de uma necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com