TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Descritiva Artigo Premissas do Pensamento Ético de Tomás de Aquino

Por:   •  14/5/2020  •  Resenha  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
CURSO DE DIREITO


ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL                                             RESENHA ACADÊMICA DESCRITIVA

SÃO PAULO - SP
2020


CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
CURSO DE DIREITO

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL                                             RESENHA ACADÊMICA DESCRITIVA

        Trabalho apresentado ao Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas como requisito para obtenção de nota ao professor

SÃO PAULO - SP
2020


RESENHA ACADÊMICA DESCRITIVA

PREMISSAS DO PENSAMENTO ÉTICO DE TOMÁS DE AQUINO

  1. Identificação do artigo e dos autores

O artigo Premissas do Pensamento Ético de Tomás de Aquino, de autoria do Professor Dr. Cézar Teixeira, Doutor em Teologia Bíblica pelo Angelicum-Roma e Diretor adjunto da Faculdade de Teologia da PUCSP em união com Antonio Wardison C. Silva, mestrando em Filosofia pela PUCSP, foi lançado em 2011 pela Revista Eletrônica Espaço Teológico, da PUCSP.

  1. Apresentação

Os autores apresentam as premissas da ética de Tomás de Aquino, explorando especialmente as circunstâncias históricas e culturais que moldaram o pensamento de Tomás, explorando a ascensão do pensamento aristotélico nos séculos XII e XIII e trazendo alguns pensamentos dos filósofos que impulsionaram as ideias de Aristóteles no Ocidente e, principalmente, como Tomás de Aquino acabou por construir seu conceito ético baseado nas divergências do pensamento clássico e na teologia cristã.

  1. Estrutura

O artigo é iniciado com um resumo da obra, que narra o que será apresentado, seguido de uma introdução sucinta que expõe o respaldo da obra e exibe o objetivo da pesquisa ao leitor. Dessa maneira, o texto passa a retratar o contexto histórico de forma mais aprofundada, clara e objetiva nos tópicos 1 e 2. Ao fim da obra, os autores concluem a análise sobre a ética filosófica de Tomás de Aquino, exibindo um parâmetro geral da pesquisa e realçando a importância de toda a pesquisa exposta na obra. Também dispõe a bibliografia com todas as referências utilizadas no artigo.

  1. Descrição

O primeiro capítulo, A Efervescência do Aristotelismo, trata dos conflitos entre a filosofia e a teologia causados pela gradual ascenção do pensamento aristotélico, que ganhou polêmica pois contrariava as concepções dominantes da Igreja. É mostrado que, mesmo com o antagonismo, o pensamento de Aristóteles gerava interesse de diversos pensadores da época e, ao mesmo tempo, que a Igreja se negava à novas ideias que redigissem conceitos já introduzidos por ela. Sem conseguir conter a ascensão aristotélica, o papa Gregório IX permitiu a disseminação das obras, que acabaram por instalar novas dúvidas sob uma óptica mais racional.

Nos primeiro tópico, O aristotelismo de Avicena, Averróis e Alberto Magno, os autores nos apresentam um pouco das ideias dos filósofos que antecederam a filosofia de Tomás de Aquino, explorando os pensamentos e especulações de cada um deles e também os impactos que causaram, principalmente no desenvolvimento das ideias de Tomás. Após as premissas e impactos diferentes criados e causados pelos pensadores, o artigo apresenta, em seu segundo tópico, Tomás de Aquino lê Aristóteles, alguns dos conceitos de Tomás de Aquino, criados a partir dos conceitos preexistentes de Aristóteles, exibindo as divergências entre os pensamentos tomistas e os pensamentos aristotélicos, que serviram de base para as ideias de Tomás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com