TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica sobre o artigo: “ Premissas do pensamento ético de Tomás de Aquino”

Por:   •  22/4/2020  •  Resenha  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha crítica sobre o artigo: “ Premissas do pensamento ético de Tomás de Aquino”

O pensamento ético de Tomás de Aquino fundamentou-se na filosofia grega e na filosofia patrística, fruto de um período tomado por longas discussões acadêmicas na idade média, nos séculos XII e XIII, que foi marcado pela reviravolta do pensamento filosófico e teológico. Ambas as vertentes foram bases para elaborar seu pensamento, tornando-se a ética de Tomás, fundamentada por aristotelismo (filosófico) e teologia.

O século XIII foi marcado por conflitos intelectuais entre fé e razão, filosofia e teologia, sendo a França o polo de grandes debates. O pensamento aristotélico obteve sua difusão somente no século XIII, onde problemas éticos foram introduzidos nas reflexões teológicas e atingiram um grau elevado de sistematização, pois, os pensamentos de Aristóteles ganhavam cada vez mais polêmicas, porque contrariava tudo o que era pregado pela igreja acerca do mundo.

Para Aristóteles, todos os fundamentos relacionados à doutrina cristã eram ignorados, para ele, não havia um Deus criador e as almas não eram mais do que a forma do corpo organizado, que nasce e morre sem haver nenhuma distinção sobrenatural.

Tomás de Aquino iniciou suas investigações na filosofia aristotélica, e interpreta as distinções de Aristóteles como uma investigação ontológica. Para Tomás, somente em Deus poderiam afirmar uma real identidade entre essência e existência, pois, para ele, Deus é fonte de toda existência e a perfeição pura. Já para Aristóteles, o mundo é eterno e incriado, pensamento contrário ao de Tomás, que acredita que o mundo e os seres são criados por Deus.

No mais, Tomás de Aquino construiu cinco vias racionais da existência de Deus. A primeira é fundamentada pelo constante movimento do universo. Na segunda via, acentua as causas e seus efeitos, ou seja, nada é por acaso. A terceira trata-se de conceitos de necessidades e possibilidades, aquilo que existe não precisa de razão para sua existência, somente a vontade de Deus. A quarta via está fundamentada nos graus de hierarquia de perfeição existentes nas coisas, algumas mais relevantes que outras. A quinta e última via trata-se da prova da existência de Deus, referindo-se à ordem das coisas, todas tendem a ter um fim intencionalmente, ordenada pela vontade de Deus, sem a necessidade de consciência ou explicação, pois, a vontade de Deus não deve ser contestada.

O pensamento de Tomás de Aquino é composto por duas vertentes, a teológica, que traz o pensamento cristão e a outra é a filosófica, que orienta a sua ética especulativa, fundamentada em Aristóteles e em toda tradição filosófica do pensamento ontológico.

A ética de Tomás de Aquino, assim como o pensamento ético clássico, é uma ética da perfeição e da ordem, são características fundamentais da ontologia de Tomás. Essa disposição para a realização da ação humana, se dá quando ele consegue fazer parte e adentrar-se na ordem do universo. A sua ação ética fundamenta-se na perfeição que tem como máxima o bem. Para Tomás de Aquino, ser ético é escolher o bem e não contrariar a razão. Ético é aquilo que está de acordo com a razão e a lei.

Por fim, os elementos aqui apresentados, constituir-se-ão os pilares do tratado ético de Tomás de Aquino, desenvolvendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com