TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE O ARTIGO “PREMISSAS DO PENSAMENTO ÉTICO DE TOMÁS DE AQUINO”

Por:   •  11/5/2020  •  Resenha  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA SOBRE O ARTIGO “PREMISSAS DO PENSAMENTO ÉTICO DE TOMÁS DE AQUINO”

I. Introdução

A artigo objeto da presente resenha nos mostra um pouco do pensamento ético de Tomás de Aquino, que buscou harmonizar os conhecimentos da Filosofia, influenciado por Aristóteles, com a Teolologia de Santo Agostinho para assim criar suas teses.

II. Análise do Artigo

De início, é mostrado um panorama do século XII e XIII, em que mesmo com resistência da igreja Católica, fora um período de reaproximação com o pensamento filosófico de Aristóteles.

Assim, tivemos as figuras de Avicena, Averróis e Alberto Magno, que introduziram o estudo do Aristotelismo e por meio deles que Tomás de Aquino conheceu as teses de Aristóteles.

A partir disto, Tomás de Aquino elaborou suas teses, buscando de maneira racional comprovar a existência de Deus que para ele, era a resposta de diversos questionamentos existentes.

A construção da ética, segundo Tomás, era fundamentada no pensamento metafísico, assim como os pensadores clássicos, a partir do especulativo e modo pratico.

Tomás adicionou a moral cristã ao ideais clássicos, como o da a justiça que tem a função de estabelecer a igualdade nas relações e instituições e a ética da perfeição e da ordem.

Com base em Aristóteles, Tomás de Aquino desenvolveu um pensamento moral metafísico, fundado na ordem e na justiça, sustentados pela faculdade da razão, como instâncias para a felicidade última do homem, a bem-aventurança

III. Conclusão

O artigo sintetiza um pouco do histórico da introdução do pensamento de Aristóteles durante a idade Média, e nos diz um pouco das teses éticas de Tomás de Aquino a partir da retomada de tais pensamentos.

Tomas de Aquino talvez fora o que melhor soube mesclar a razão com fins de justificar a fé e mudou toda a sistemática religiosa a partir de então, tornando-se uma das principiais figuras filosóficas ao longo da história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com