TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Entendendo Mais Valia

Por:   •  21/5/2023  •  Resenha  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno: Juan da Costa Pereira                 DRE: 119130512

Resenha do vídeo "Entenda a Mais Valia | #EntendendoMarx 1.3", disponível no Youtube.

Neste vídeo da série "Entendendo Marx", Sabrina Fernandes, PhD em Sociologia pela Universidade de Carleton no Canadá, tem como objetivo analisar o processo de produção de uma mercadoria. Didaticamente, ela desseca a teoria do filósofo russo para que possamos entender, ao final do vídeo, uma das origens que dão causa às desigualdades econômicas e sociais.

Os elementos necessários para que a cadeia produtiva se faça possível são, em primeiro lugar, os materias pelos quais o produto é feito e a força de trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras. Portanto, essa força de trabalho é vista pelos patrões como uma mercadoria, como um investimento. E como todo investimento, o investidor quer o máximo de retorno financeiro. Ao final da jornada de trabalho, o empregado terá produzido não só apenas o valor equivalente ao seu salário naquele dia, como também terá produzido lucro ao trabalhador.

De fato, somos capazes , bem facilmente, de enxergar essa ânsia avassaladora do lobby patronal em estender a jornada de trabalho aqui no Brasil. Basta olharmos para a CLT e veremos a questão do banco de horas, assim como as horas extras ilegais que não são devidamente punidas e ocorrem a torto e a direito nas empresas. A Medida Provisória nº 2.164-41/2001 é um exemplo absurdo e que ofende o Direito enquanto ciência pois se trata de uma completa ilegalidade cometida pelo Executivo, para passar por cima de uma decisão prévia do Legislativo que limitava o banco de horas em até 120 dias. Com a MP, o prazo passava para um ano. Além disso, a MP foi reeditada 41 vezes e ainda consta na CLT até o presente momento.

Da mesma maneira, a reforma trabalhista de 2017 se empenhou em precarizar e retirar direitos dos traballhadores, possibilitando o acordo individual no banco de horas. Ocorre que a própria Constituição Federal, em seu art.7º , XIII, veda essa instituição. Por isso, trata-se de inconstitucionalidade evidente.

Para além do entendimento da força de trabalho como mercadoria, a narradora chama atenção ao conceito de mais valia, que está intrinsecamente ligado com o panorama apresentado anteriormente nesta resenha.  A extensão das horas de trabalho e o implemento de novas tecnologias no trabalho faz com que haja um aumento da produtividade e , consequentemente, um aumento da exploração no momento em que esse aumento de ganhos por parte do empregador não é repassado para o empregado.

De forma contrária a esse aumento de lucro, a compra da força de trabalho se torna mais cara quando o proletariado se organiza e reivindica direitos e melhorias nas suas respectivas condições de trabalho. A narradora cita como exemplo disso o fato de muitas empresas multinacionais fabricarem algumas peças de seus produtos em países subdesenvolvidos. Nesses países, a mão de obra é barata.

Em resumo, o breve vídeo cumpre o importante papel de nos apontar os conceitos de mais-valia e mais-valor relativo e inserí-los no debate público como peças chaves que intensificam a desigualdade econômica e social nos países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com