TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha- Psicologia Geral e Jurídica

Por:   •  3/10/2018  •  Resenha  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

História e Origem da Ciência da Psicologia. Como surgiu a psicologia científica. Psychology Discussion. Disponível em: <http://psicoativo.com/2016/06/historia-e-origem-da-ciencia-da-psicologia.html>. Acesso em: 08 ago. 2018.

Ana Flávia Martins Pereira de Almeida[1]

        Segundo o texto, "História e Origem da Ciência da Psicologia. Como surgiu a psicologia científica", traz de forma clara e concisa, que a psicologia não surgir diretamente como uma ciência, a mesma começou como um ramo da filosofia e continuou por cerca de 2000 anos, antes de surgir como uma ciência. Desta forma, ela iniciou-se como resultado da curiosidade de cosmólogos, e compreendendo o mundo dos filósofos, chegando a uma definição usando as suas técnicas cientificas, criando duas teorias a platônica e a aristotélica.

        Entretanto, a psicologia surgiu como uma disciplina científica pela a criação do primeiro Instituto de Psicologia, na Alemanha,  assim criado o método de “Introspecção”, que se basea no sujeito da experiência. Por vez, os Psicólogos começaram a rejeição dos diferentes métodos e abordagens,  foram criados reforços deste modo, surgindo diferentes escolas de pensadores. Por tanto, é com estas escolas que levaram a várias abordagens para entender o comportamento humano, como o Estruturalismo, que tem a psicologia como a ciência da consciência; o Funcionalismo, defendia o funcionamento da mente como um aspecto importante, segunda essa “a mente sempre vai ajudar a pessoa a se adaptar a seu meio ambiente”; a escola Behaviorismo tinha como definição a psicologia como ciência do comportamento do organismo; a Gestalt tinha como princípio “o todo é melhor do que a soma total de suas partes“; a Psicanálise nasce com Freud, de modo que ele recupera a Psicologia com a importância da afetividade e requer o inconsciente como objeto de analise; a Humanista, acreditava que o comportamento é controlado pela nossa própria vontade e não pelo inconsciente ou pelo ambiente.         O texto apresenta argumentos convincentes e um importante valor metodológico da história e origem da ciência da Psicologia, assim levando-nos a captar princípios básicos para várias linhas da filosofia.      

 


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com