TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica do filme “Um Estado de Liberdade”

Por:   •  23/11/2018  •  Resenha  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE TIRADENTES DIREITO

AISLAN SANTOS MENDONÇA  DANIELA REZENDE OLIVEIRA SANTOS ISMAEL ALMEIDA ANDRADE

JOÃO PEDRO JERÔNIMO SANTOS FRAGA MÉRCIA SANTOS OLIVEIRA

YASMIN TAVARES LIMA

MEDIDA DE EFICIÊNCIA

Resenha crítica do filme “Um Estado de Liberdade”


AISLAN SANTOS MENDONÇA  DANIELA REZENDE OLIVEIRA SANTOS ISMAEL ALMEIDA ANDRADE

JOÃO PEDRO JERÔNIMO SANTOS FRAGA MÉRCIA SANTOS OLIVEIRA

YASMIN TAVARES LIMA

Resenha crítica do filme “Um Estado de Liberdade”

Medida de Eficiência apresentada ao Curso de Direito, sob orientação da Profa. Michelle Marry Costa Campos, como um dos pré- requisitos para avaliação da disciplina Ética

Profissional.


De temática forte e sempre muito relevante, o drama histórico Um Estado de Liberdade (“Free State of Jones”, EUA, 2016) é mais um sólido exemplar a abordar o tema da Guerra Civil Americana, e seus atemporais desdobramentos dentro da sociedade norte-americana e mundial. Acontecida entre os anos de 1861 a 1865, a batalha é considerada a mais sangrenta da história do país, onde a União dos Estados Americanos entrou em confronto armado contra onze estados do sul do país, que declararam secessão dos Estados Unidos, formando assim o grupo chamado de Confederados. Os Confederados (que nunca foram diplomaticamente reconhecidos por nenhum outro país), eram a favor da escravidão, enquanto que os estados da União, também conhecidos como os “Estados do “Norte”, a combatiam. Sozinha, a “Guerra da Secessão” tomou a vida de aproximadamente 750.000 soldados, um número maior do que o número de mortes de militares americanos nas duas grandes guerras mundiais.

É exatamente neste período negro da história americana que Um Estado de Liberdade situa sua história, que foca mais precisamente na trajetória verídica de Newton Knight, um fazendeiro que após servir como oficial-médico no exército da União, decide desertar das forças armadas, e retornar para sua propriedade, no Mississipi. Caçado por sua deserção, e revoltado com as barbaridades que o atual governo Confederado aplica sobre as mulheres, idosos e crianças que ficaram na região após a convocação dos combatentes da batalha, Knight inicia uma milícia, formada por escravos fugitivos e outros companheiros desertores, e começa sua própria batalha contra o exército dos Confederados e os efeitos de sua opressão.

Por fim, é interessante traçar um paralelo entre o processo histórico de formação da federação norte-americana e da brasileira. Lá, observa-se que eles necessitavam de uma centralização maior de poder, agregando-se uns Estados aos outros. Já no Brasil ocorreu uma segregação do território com vistas a descentralizar poder, pois éramos um Estado uno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com