TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Caso “Prospecção Internacional em Calçados Esportivos: Nike e Reebok”

Por:   •  8/5/2018  •  Resenha  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Pós-Graduação em Direito Público: Constitucional, Administrativo e Tributário

Resenha do Caso “Prospecção Internacional em Calçados Esportivos: Nike e Reebok”

        O assunto trazido no artigo ora apresentado se trata de uma análise sob o panorama econômico e dos direitos e garantias fundamentais a respeito do modo de contratação de serviços em algumas regiões do mundo, mais especificamente na contratação de mão de obra, para a produção de calçados esportivos desenvolvidos pelas empresas Norte Americanas NIKE e Reebok.

        O texto discorre a respeito do “maior mercado único do mundo” como era considerado o mercado de calçados esportivos nos Estados Unidos e os impactos sociais desse mercado em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, notadamente os países asiáticos, locais onde se concentravam polos de manufatura da indústria têxtil, os quais produziam calçados esportivos de acordo com as especificações e gerenciamento das empresas mantenedoras situadas principalmente nos países de primeiro mundo.

        Outrossim, o artigo registra a forma de estratégia abarcadas pelas empresas anteriormente citadas, cuja forma de produção girava em torno da contratação de fábricas estrangeiras localizadas em países bastantes populosos e com alto índice de desemprego em virtude da insuficiente qualificação técnica, como por exemplo na Indonésia, onde a maioria dos indonésios tinham pouco mais que a educação básica e eram capacitados apenas para realizarem trabalhos não especializados, o que se tornava um grande atrativo para as grandes empresas levar até esses países a produção de suas mercadorias.

        O Texto aponta que essas multinacionais concentravam-se no desenho e na publicidade de seus produtos, deixando a produção a cargo de fábricas localizadas, por exemplo, na Coreia do Sul, Taiwan, China, Indonésia, Tailândia e Filipinas. Essas indústrias faziam os calçados de acordo com as especificações exatas e entregavam um produto de qualidade, dentro de um cronograma que apresentava um espaço de tempo bastante apertado, a preços muito baixos.

        Diz o texto, que a estratégia de produção adotada pelas empresas americanas, por meio do “suprimento de contratadas da Ásia foi benéfico de diversas formas, mas também levanta questões sensíveis sobre a exploração de trabalhadores e sobre a questão dos direitos humanos”. Essas questões chamaram a atenção de grupo de jornalistas e fiscais da área, por volta dos anos 90, cujas investigações revelaram péssimas condições de trabalho e milhares de pessoas trabalhando por horas a fio em troca de salários extremamente baixos.

        A partir dos anos 90 a Nike obteve a produção dos calçados de seis fábricas da Indonésia, lugar que passou a ser mais particularmente mais atrativo para estabelecer fábricas de calçados esportivos devido a sua grande população (180 milhões) e uma mão-de-obra que crescia em 2.4 milhões por ano. Lá o desemprego era um dos maiores problemas. Nesse cenário a Nike acabou por gerar um ar de competitividade bastante agressiva entre as empresas, fazendo-as competir por ordens baseadas em quem produziria os calçados mais baratos, causando aos funcionários condições de trabalho cada vez mais miseráveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com