TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre (Análise de Caso): “Prospecção Internacional em Calçado Esportivo: Nike e Reebok”

Por:   •  2/3/2020  •  Resenha  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estácio de Sá Pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho e Previdenciário

Resenha sobre (Análise de Caso): “Prospecção Internacional em Calçado Esportivo: Nike e Reebok”

TÍTULO: “PROSPECÇÃO INTERNACIONAL EM CALÇADO ESPORTIVO: NIKE E REEBOK”.

Referências:

ESCOLA DE NEGÓCIOS DA HARVARD. Prospecção Internacional em Calçado Esportivo: Nike e Reebok. Biblioteca da disciplina Direito Tutelar do Trabalho (NPG1098)

1. INTRODUÇÃO

O caso proposto trata sobre a contratação de trabalhadores asiáticos para a produção de calçados esportivos, a vantagem do baixo custo da mão-de-obra, dos benefícios de relações contratuais flexíveis e o impacto aos direitos desses trabalhadores.

2. DESENVOLVIMENTO

O artigo apresentado para análise aborda com detalhes o panorama econômico em que se desenvolveu a indústria de calçados esportivos nos EUA, retratando o modo de contratação de serviços sob à ótica internacional das Empresas Nike e Reebok, bem como os impactos sociais desse mercado em países asiáticos.

Os países asiáticos acabavam sendo escolhidos para realizar a produção dos calçados em razão do baixo custo e da mão de obra barata e abundante, propiciando alta lucratividade em comparação com sua produção no país de origem.

Como já mencionado, a consequência positiva da produção de calçados no exterior era a minimização de custos, por outro lado, como consequência negativa destaca-se a exploração de Mão de obra barata e a falta de observância de direitos trabalhistas nos países contratados.

Ressalte-se que as a Nike e Reebok não gerenciavam de maneira direta a operação de fabricação. A produção era deixada para uma rede de empresas produtoras estrangeiras, chamada de contratadas, logo não precisavam lidar com a produção dos itens comercializados, focavam apenas na exigência para que o produto fosse entregue pelas contratadas, no prazo acordado, com qualidade e especificação imposta.

Com a presente pressão da comunidade internacional, em relação às condições de trabalho, após anos de exploração dos trabalhadores, as referidas empresas, resolveram aplicar alguns direitos já garantidos na seara trabalhista e humanitária no contexto internacional e elaboraram documentos que seriam diretrizes a serem seguidas por suas contratadas.

3. CONCLUSÃO

No caso em comento constatou-se que a Nike e a Reebok utilizaram-se de empresas contratadas de países em desenvolvimento para reduzirem seus custos de produção, sobretudo devido ao baixo valor da mão de obra asiática no processo de fabricação dos calçados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com