TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha o Monge e o Executivo

Por:   •  21/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

MBA de Gestão de Compras e Suprimentos

Letícia Ferreira Mourão Leal

O monge e o executivo e O poder da ação

Considerando a leitura dos livros propostos, o principal objetivo deste texto é condensar suas reflexões fundamentais e também os pontos dominantes apresentados e que se relacionam de diversas maneiras, seja de forma convergente ou não.

As obras são desenhadas de maneiras distintas e ostentam narrativas por perspectivas díspares. Ainda assim, ambas propõem momentos disruptivos perante situações de comodismo e estagnação e percorrem constantemente o tema de ação e liderança.

De modo geral, os livros são estruturados tendo em vista que há uma situação de prostração em que se aspira a mudanças. Enquanto em "O monge e o executivo" versa sobre a vida de John Daily , um executivo bem-sucedido que percebe, de repente, seu fracasso como gestor, marido e pai. Por outro lado, a obra de Paulo Vieira, “O poder da ação” tem como público-alvo leitores que desejam quebrar um ciclo vicioso e a mesmice em que estão imersos para convidá-los, de acordo com os sete capítulos, a iniciar um caminho de realização.

As obras são práticas e, de certo modo, demonstram um passo-a-passo e conceitos extremamente singulares e importantes para redefinir dentro de si o conceito de liderança e de autoconhecimento, desafiando, portanto, zonas de conforto pré definidas e trabalhando junto ao leitor para fazê-lo compreender que é através de ações concretas que uma eventual condição de mudança se fará possível.

"O monge e o executivo" apresenta-se pelos seguintes capítulos: As definições, O velho paradigma, O modelo, O verbo, O ambiente, A escolha e A recompensa. Já "O poder da ação" é desenhado pelos seguintes tópicos: Acorde, Aja, Autorresponsabilize-se, Foque, Comunique-se, Questione e Creia.

De maneira prática, se seguirão, a partir de agora, explicações e demonstrações de conceitos e entendimentos extraídos da leitura das obras.

Como ponto de partida, será retratada a obra de Paulo Vieira. A primeira mensagem do livro pode se resumir em: livre-se da mediocridade. O primeiro passo é “Acorde”. Não se contente apenas com a sua própria verdade, não se agarre em “historinhas”, ou seja,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (28.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com