TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Documentário Justiça

Por:   •  6/12/2015  •  Resenha  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  965 Visualizações

Página 1 de 3

DOCUMENTÁRIO – JUSTIÇA

A situação carcerária brasileira quase nunca é notada pela população. Grande parte dos cidadãos que vivem no país desconhece a realidade em que convivem os detentos condenados pela justiça. O documentário “Justiça” tem como objetivo revelar e demonstrar essa realidade de diversos pontos de vista, e fazer com que o espectador entenda um pouco melhor como funciona esse aspecto da justiça.

O documentário foi gravado em sua grande parte no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e narra o julgamento de réus acusados de crimes diversos, acompanhando o andamento dos processos desde o julgamento até a sentença. Também demonstra o cotidiano de profissionais envolvidos nos casos, como defensores públicos, juízes e seus familiares.

Pode se notar que são dois os objetivos da obra: o primeiro é questionar se a justiça é realmente real e existente nos tribunais do Brasil. Os réus, algumas vezes, são claramente inocentes das acusações expostas, como no caso do cadeirante que é acusado de roubo, o qual teria pulado um muro, mesmo tendo somente uma perna. Também se percebe que todos aqueles com o qual a justiça é, por vezes, cruel são os cidadãos menos favorecidos, sem escolaridade, ou oriundos de comunidades carentes. Na realidade brasileira a justiça se mostra implacável contra alguns e branda com os mais poderosos.

O outro objetivo é alertar a sociedade sobre o caos em que se encontra o sistema penitenciário brasileiro. As instituições carcerárias estão em situação deplorável, com celas superlotadas e condições insalubres para os condenados. As cenas que se passam dentro do presídio chegam a ser chocantes. Prisões nesse estado não estão aptas para promover a reabilitação social, pelo contrário, no presídio o indivíduo entra em contato com facções criminosas que usam desse cenário como uma espécie de formação de possíveis membros para suas forças. Há inclusive uma cena em que retrata vários detentos cantando o hino de uma das facções criminosas mais conhecidas do estado do Rio.

A ética no direito também é posta em questão. O réu nega em frente à juíza que é culpado dos crimes que foi acusado, mas logo que está a sós com a defensora pública confessa que é culpado, e mesmo sabendo de tal fato, a defensora ainda pretende lutar pela absolvição do criminoso, o que demonstra que a busca pela justiça já não é mais o objetivo daquela profissional. Lutar pelos interesses pessoais do indivíduo se torna mais importante do que a busca pelo bem social.

Por fim, questionamentos são levantados para toda a sociedade. A realidade dos tribunais e do sistema penitenciário brasileiro deve receber maior atenção. O fim que levam aqueles que são considerados inaptos ao convívio social e o julgamento que os condena, por muitas vezes não são obtidos com base na premissa básica de justiça social. A injustiça é muito mais comum do que se imagina. Os condenados são tratados de forma desumana, e a sociedade não se preocupa em ressocializa-lo, mas em fazer com que sofra com amargura por toda a pena. Com base no que mostra a obra, se nota que tal comportamento é danoso para o condenado, para a sociedade e impede que se alcance a verdadeira justiça.

REFERÊNCIAS

• JUSTIÇA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com