TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Expandido sobre Crimes Cibernéticos

Por:   •  29/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Direito Cibernético : Resumo expandido sobre Crimes Cibernéticos

INTRODUÇÃO

Atualmente, grande parte da população vive em um ambiente onde a tecnologia inova a cada dia e as pessoas estão cada vez mais conectadas, tudo isso possibilitado pelos aparatos tecnológicos que hoje fazem parte do nosso dia a dia. A Internet nunca foi tão necessária, e o uso de tecnologia torna o acesso à web essencial e constante.

Os usuários estão conectados a um ambiente virtual onde podem interagir com outros usuários, e essa interação pode realizar uma série de atividades, sejam elas profissionais, pessoais, recreativas, etc. As vulnerabilidades de comportamento existem apenas para benefício próprio, sem medo de causar danos à rede e a seus usuários.

Inúmeros crimes, como fraude e invasão de sistemas privados, afligem o mundo virtual hoje. É o presente tema que será abordado neste trabalho.

METODOLOGIA

Utilizamos e usufruímos de pesquisas e buscas, junto aos materiais disponibilizados no portal AVA, pelo professor abordado em aula e informações nos sites do Tribunal de Justiça, Polícia Federal  e demais sites jurídicos disponíveis na internet.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Em pesquisas e análises junto aos documentos e materiais abordados em aula e disponibilizados pelo professor, entendemos que os crimes cibernéticos ou cibercrimes são mais comuns do que pensávamos.

Assim como os crimes tradicionais, os crimes virtuais podem ser apresentados de diferentes formas, podem ocorrer a qualquer hora e lugar, e os crimes virtuais utilizam diferentes habilidades e métodos para cometer crimes.

Curiosamente, crimes no ambiente fornecido pela rede e em ambiente sem acesso à rede, ou seja, a caracterização de crimes virtuais independe da rede, pois basta que apenas o dispositivo tenha acesso à rede space, essas ações que afetam usuários e sistemas inevitavelmente comprometem a segurança do ambiente virtual, comprometendo sua integridade e confidencialidade.

É um facto fundamental que a criminalidade informática se sustenta num fenômeno recente, uma vez que o advento dos meios tecnológicos não é antigo mas sim recente.

Os crimes cibernéticos são praticados de diversas formas e é importante ressaltar que os crimes e contravenções são compreendidos pela Internet e pelos sistemas informáticos, pois se espalham em um ambiente virtual repleto de usuários mal-intencionados que buscam praticar atos ilícitos.

Os principais são: INVASÃO DE PRIVACIDADE, FRAUDES VIRTUAIS, CYBERBULLYING e PORNOGRAFIA INFANTIL.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluímos assim, é preciso ficar atento ao que está acontecendo nas redes sociais e principalmente com o uso de contas bancárias nas redes sociais e verificar se alguma página foi atacada.

Se clicar em links suspeitos e as transações financeiras subsequentes também forem suspeitas, a melhor aposta é entrar em contato com o Banco.

Desde a promulgação da Lei 12.737/2012, o Brasil possui diversas delegacias de polícia especializadas em lidar com crimes cibernéticos.

O cibercrime afeta indivíduos e redes privadas, bem como pequenas, médias ou grandes empresas, por isso é preciso ter cuidado. Também é importante se precaver, e fazer o uso de senhas fortes nas redes sociais, aliada a proteção antivírus e atenção constante ao abrir anexos em e-mails ou mensagens. Por fim, a  denúncia desempenha um papel fundamental na redução desses crimes, e qualquer suspeita, denuncie.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (296.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com