TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme Piripkura

Por:   •  10/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

O filme Piripkura é demostrado na região do Mato Grosso. Ele relata os extermínios da comunidade Piripkura por fazendeiros e madeireiros. Aparentemente resta só três: Rita, que mudou para Rondônia e começou a aprender um pouco do nosso português, e seus familiares que são Tamandua e Pakyi , estão vivendo em um determinado lugar que é impreciso na região. No filme conhecemos um funcionário da FUNAI que se chama Jair, ele acompanha os índios desde 1989, normalmente ele realiza buscas periódicas com Rita que no caso é a terceira sobrevivente da comunidade.  O que chama a atenção no filme é que Jair era um dos que matavam os índios pela floresta, logo ele vê que não tem causa isso e muda seu pensamento para protegê-los.

Então Jair sai com Rita e mais uns participantes a tal busca pelos índios Tamandua e Pakyi que faz muito tempo que eles não são vistos, logo na busca eles se deparam com vestígios deixados pelos índios, então ele percebe que há pouco tempo ou a um ano eles passaram por ali, então eles dão sequencia a busca. Passando alguns dias de buscas eles então já estavam cansados então resolveram voltar ao acampamento da FUNAI, quando menos eles esperavam, lá estava os índios saindo da floresta, então logo o ‘’Cameraman’’ começa a correr para registra-los, todos os representantes que estavam na busca se emocionam por ver os índios ainda vivos, dai então eles abrigam os índios dão eles o que comer e conversam com eles, claro que essa conversa estava um pouco difícil de ser entendida mas mesmo assim teve um pouco de compreensão. Então os índios ficam alguns dias até vim uma enfermeira e avalia-los, eles também pescam e comem com os representantes que lá estavam, logo após eles ficarem alguns dias e serem avaliados pela enfermeira eles querem retornar para seu  “ lugar de abrigo” , mas eles não saíram da floresta atoa não é mesmo ¿ para eles terem ido atrás da FUNAI depois de tanto tempo era por algum motivo, e sim era por que a tocha deles tinha apagado o fogo depois de muitos anos acesa, então Jair acende a tocha dos índios no ultimo dia que os índios ficaram lá, Jair relata que ‘’Graças a deus que eles procuraram a FUNAI’’ porque normalmente procuram fazendeiros e eles matam os índios. Então Jair leva os índios para a floresta e ali está feito a despedida longa e divertida, Jair ainda espera velos novamente quando a tocha apagar de novo.

Portanto é importante esse documentário, pois aprendemos um pouco sobre os índios e a importância que a floresta tem para eles, vemos ali vida, abrigo, identidade e origem, é de se emocionar com o modo de viver que eles têm, como sobrevivem com tão pouco, na verdade é uma aula de vida. É Triste ver como pouco a pouco seu lar está acabando, suas tribos e origens, por ganancia dos fazendeiros e madeireiros entre outros, acho justo ainda lutarmos pela causa indígena, verdadeiramente eles nos dão aula de como sobreviver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com