TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa

Por:   •  2/12/2023  •  Dissertação  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Disciplina: Fundamentos e Metodologia de História

Disciplina: Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa I

Docente: Geicielle da Silva Nunes

Discente: Iasmin Martins Borges Vaz

Pedagogia  

Resumo: Aula de Português: encontro e interação de Irandré Antunes

        Na obra, Irandré Antunes assume uma proposta de caráter interacional, ela traz uma persistência de prática de pedagógica que ainda mantém a perspectiva reducionista do estudo da palavra e da frase descontextualizada, fazendo que a compreensão da linguagem fique naturalmente reduzida. Em consequência, o insucesso escolar persiste em diversas maneiras, como por parte do aluno, com o pensamento que ele não sabe o português ou que o português é uma língua difícil, podendo provoca neste aluno a repetência escolar.

As condições sociais em que o aluno está inserido pode interferir significativamente no seu aprendizado, porém, há fatores na própria escola que podem condicionar a qualidade de ensino. A autora traz que geralmente as escolas tem como objetivo de treinar os alunos para as avaliações que o Estado realiza para avaliação do desempenho escolar, através disto, é ofertado aos alunos um ensino mecanizado para que os alunos tenham um bom desempenho nas avaliações, e não é levado em consideração o ensino para cada aluno. Bem como aos PCN, que estabelecem que o conteúdo da língua portuguesa deve ser articulado através dos eixos do uso da língua oral e escrita e o da reflexão acerca desses usos, não tendo uma devida atenção aos conteúdos gramaticais.

A autora justifica que o ensino da Língua Portuguesa deve estar voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades que promovam a qualidade, destacando quatro campos: a oralidade, escrita, leitura e gramática. Antunes também salienta que, para que a escola cumpra com o seu papel social para capacitação de pessoas para o exercício cociente e de sua cidadania, deve-se requer antes de tudo a determinação e a vontade de mudança em conjunto através de ações com as políticas públicas e professores.

Referências

AMANI ESSENCIAL. Os Ancestrais - Os povos Quilombolas. YouTube, 2 de nov. de 2020. Disponível em <https://youtu.be/BCpxTjLYCh0?feature=shared>. Acesso em: 01 de set de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

PACÍFICO, J., W. Já mataram minha mãe e meu irmão. O próximo sou eu. Piauí folha UOL, Salvador, 24 de ago. de 2023. Disponível em < https://piaui.folha.uol.com.br/ja-mataram-minha-mae-e-meu-irmao-o-proximo-sou-eu/>. Acesso em: 01 de set. de 2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com