TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Psicologia Jurídica

Por:   •  4/12/2019  •  Resenha  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Psicologia

 6 - Conforme o texto, o que se entende por insight? Como ele pode favorecer ou dificultar o processo de compreensão do sujeito?

O insight é a capacidade da pessoa para perceber, assimilar, compreender e elaborar a realidade e os conhecimentos em sua volta. A pessoa cujo insight é prejudicado apresenta dificuldades em fazer a distinção entre o certo e o errado, e tem a percepção da realidade distorcida.

É fundamental o entendimento do o que é o “insight” e de como ele funciona em cada indivíduo para a compreensão dele, e para a prevenção de possíveis atos de conduta ilícitos.

7 - Conforme Myra y Lopez, fatores que podem ser responsáveis pela reação pessoal do sujeito em um dado momento. Quais são estes fatores e como funcionam e se inter relacionam?

Existem os fatores herdados: constituição corporal, temperamento, inteligência. Os fatores mistos: caráter; e os fatores adquiridos: prévia experiência de situações análogas, constelação, situação externa atual, tipo médio de reação social (coletiva) e modo de percepção da situação.

Em relação aos fatores herdados, segundo Myra e Lopez o fator morfológico origina na pessoa um obscuro sentimento de superioridade ou inferioridade física em frente às situações e influencia a determinação de seu modo de reagir. O temperamento, por sua vez, é a resultante funcional direta da constituição corporal, sendo responsável pela nossa tendência mais primitiva de reação em frente dos estímulos ambientais. E com relação à inteligência, o autor defende a ideia de que ela nos fornece subsídios para uma adaptação melhor á realidade e uma melhor compreensão dela.

O caráter, que é constituinte do fator misto, é o resultado da luta entre os fatores endógenos e exógenos integrantes da personalidade. Logo, é o fator mais importante na descrição de personalidade de uma pessoa, pois irá ser refletido em sua conduta.

Por fim, em relação aos fatores adquiridos, Myra y Lopez afirma que a experiência, a influência de atos passados e a subjetividade humana implicam diretamente na causa de muitos atos ilícitos e desvios de conduta e influenciam na forma que as pessoas reagem diante de uma situação de conflito.

8 – Quais as áreas de atuação que estão ligadas á Psicologia Jurídica?

Psicologia Jurídica e as Questões da Infância e Juventude; Psicologia Jurídica e o Direito da Família; Psicologia Jurídica e Direito Civil; Psicologia Jurídica do Trabalho; Psicologia Jurídica e o Direito Penal; Psicologia Judicial ou do Testemunho; Psicologia Penitenciária; Psicologia Policial e das Forças Armadas; Mediação; Psicologia Jurídica e Direitos Humanos; Proteção a Testemunhas; Formação e Atendimento aos Juízes e Promotores; Vitimologia e Autópsia Psicológica.

9 – A Psicologia Forense, Criminal e Jurídica estão interligadas. Em que se assemelham e em que diferem?

A Psicologia Jurídica abrange uma denominação genérica das aplicações da Psicologia relacionadas á prática jurídica, enquanto as demais, fazem parte do seu conjunto e exercem funções mais específicas. A Psicologia Forense corresponde a toda aplicação do saber psicológico realizada sobre uma situação que se sabe estar (ou estará) sob apreciação judicial, logo, é toda Psicologia aplicada no âmbito de um processo ou procedimento em andamento no Foro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com