TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Filme o Advogado do Diabo

Por:   •  7/6/2021  •  Resenha  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  1.297 Visualizações

Página 1 de 6

ÉTICA E DIREITO

FILME: O ADVOGADO DO DIABO

FILME: O ADVOGADO DO DIABO

O filme conta a história de um jovem advogado, Kevin Loma (keanu Reeves), que residia em uma pequena cidade na Flórida com sua esposa Mary Ann (Charlize Theron). O advogado nunca perdeu uma causa, seu trabalho chamou a atenção de John Milton (Al Pacino), que é o proprietário da maior empresa de advocacia de Nova York.

Milton chega em Kevin após ele ter sucesso em um caso onde defendeu um professor acusado de assediar sexualmente suas alunas, o oferece emprego e faz promessa de alto salário.

Após ser contratado pelo escritório de Milton, o advogado se muda para Nova York acompanhado de sua esposa, mesmo a mudança não agradando sua mãe (Alice Lomax, interpretada por Judith Ivey) nem sua esposa, desconsiderando a opinião de sua família.

Seu primeiro cliente em Nova York, Moyes, réu de um processo onde era acusado de matar inúmeros animais, porém logo é inocentado. Sr. Cullen, seu segundo cliente, é acusado de homicídio triplo, onde as vítimas são sua esposa, enteado e empregada, novamente Kevin ganha.

Nesse meio tempo entre os casos, Kevin tem que lidar com sua esposa reclamando de falta de atenção por parte dele, ela o acusa de ficar muito tempo em seu escritório e pouco tempo com ela, onde também começa a ter alucinações demoníacas. O advogado fica cada vez mais distante de sua família e encantado pelo poder conquistado, passando a ter interesse por uma colega de trabalho, sendo tentado a trair sua esposa.

Por fim o advogado finalmente descobre que Milton na realidade é o seu pai e também o Diabo, fato que é confirmado pela sua mãe. Nesse ponto sua esposa já está internada em um hospício e acaba cometendo suicídio, o que o leva a tirar satisfações com seu pai que lhe revela que, a mulher pela qual ele tinha interesse é na verdade sua irmã e que, os dois deveriam gerar um filho capaz de herdar todo o império construído por ele. Kevin acaba se suicidando por não querer se submeter a vontade do Diabo, seu pai.

O tempo volta para quando Kevin estava quase ganhando seu último caso na pequena cidade da Florida, ele entrega o caso, deixando de inocentar um culpado, achando que assim o futuro que ele experimentou uma vez não aconteceria novamente, pois não tinha consciência que o mal não necessariamente se encontrava fora dele, mas sim dentro.

Logo após o julgamento, Kevin é procurado para comentar o caso e ajudar na composição de um livro sobre ele, o ego dele fala mais alto e aí percebe-se que o mal não deixaria ele tão facilmente, Milton está novamente manipulando a história do filho e irá manipula-lo outras inúmeras vezes até ter o que quer.

ÉTICA e DIREITO

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa) e diz respeito à reflexão sobre os nossos atos morais. A Moral, derivada do latim (mos, mors) é o conjunto de valores, normas, regras e princípios que norteiam a conduta humana em sociedade. A Moral é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética se dedica a pensar e refletir as ações humanas, bem como seus fundamentos, ela reflete sobre os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

A Ética discute o comportamento humano analisando o que deve entender, num determinado tempo e lugar, por justo ou injusto, por bem ou mal, por certo ou errado. Sua ação descobre o dever da ação humana.

A ética é a ciência ou filosofia que fará a eleição das melhores ações, tendo como horizonte o interesse coletivo, universal. É possível afirmar que é de grande valia a recuperação do sentido da ética, enquanto instrumento indispensável da vida social, pois é dos fatos concretos instalados na sociedade que se originam os costumes e o próprio Direito.

A ética norteia a maneira de se comportar do homem, incluindo tanto nas esferas públicas e sociais, como nas íntimas e subjetivas. A ética não está limitada somente ao conjunto de juízos de valor, mas se sobressai imponente como código de disciplina aprendido obrigatoriamente pela sociedade.

O conjunto de deveres morais é a diretriz da conduta do sujeito na vida e na profissão que exerce, sendo que tal conjunto contribui para a conscientização profissional que deve ser composta de práticas que resultem em integridade, dignidade e probidade, de forma coerente para com o ordenamento jurídico vigente.

Já A moral, pôr não se basear numa reflexão filosófica ou científica, não tem pretensões universalizantes, nem normativas, assim a define Beatriz di Giorgi.

O Direito, entendido como fenômeno cultural, ou seja, como realidade referida a valores, tem por compromisso permanente a busca da segurança jurídica, da utilidade social (bem comum) e da justiça. Embora os dois últimos objetivos sejam comuns à Ética, evidentemente não podemos confundir o conceito de norma jurídica com o de norma ética, pois que, embora ambas tenham as características básicas da bilateralidade, só a norma jurídica é imperativo-atributiva e exigível.

É preciso ressaltar que só podemos atribuir a uma norma jurídica validade plena, se, além dos aspectos formais de que trata com rigor a dogmática jurídica, houver aquela conveniência axiológica de que nos fala Reale. E tal validade material da norma jurídica só poderá ser observada se esta guardar correspondência com os princípios que prescrevem comprometimentos éticos.

Finalmente importa reconhecer que, embora nem todo discurso justificativo de critérios e normas possa constituir-se em verdade, fica-nos a convicção de que os objetivos traçados por uma política-jurídica comprometida com os valores éticos, podem servir, se não de trilhos, mas certamente de trilhas, para o balizamento de uma caminhada utópica e responsável rumo ao devir esperado.

O Direito, que é poder e vontade, é ético enquanto inserido no espaço da ação humana, e enquanto traz no seu interior as construções de valores morais do mundo cultural. Não se confunde, contudo, nem com a Ética nem com a Moral, embora delas se componha por fazerem parte das leis da atividade livre do homem.

No universo das interações sociais, o Direito é uma ordenação de relações interpessoais e, em razão disso, mister se faz compromisso de suas normas com princípios éticos. Funciona, pois o Direito como regulação de conflitos de interesses e de vontades, permitindo com isso a convivência entre pessoas e mesmo a sobrevivência do grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com